Com partições do Jonas do Pirâmide Perdida e SD, a ANTCO apresenta o primeiro capítulo do Brasil Grime Show

Com partições do Jonas do Pirâmide Perdida e SD, a ANTCO apresenta o primeiro capítulo do Brasil Grime Show

Por Larissa Rocha

Por Larissa Rocha

O Brasil Grime Show é um projeto fundado pela ANTCO, marca de streetwear brasileira liderada e fundada pelo Antônio Constantino, que também é um dos idealizadores do projeto e foi o DJ que comandou os sons utilizados como base do freestyle de seus convidados no primeiro capítulo. Os capítulos acontecem em transmissão ao vivo através do Youtube e ficam disponíveis posteriormente no canal do Grime.

"...consiste em convidar mcs de diversas vertentes e colocar eles pra cantar seus sons ou até fazer freestyle em beats de grime entre outros derivados da cultura", afirmam.

(Antônio Constantino)

A inspiração para realizar o projeto foi através da busca por referências dos Grime Shows que já acontecem fora do Brasil, precisamente os de Londres dos anos 2000, onde o Grime foi considerado um estilo musical que traz a influência do Hip Hop, Jungle, Ragga, Drum And Bass e até mesmo o Dubstep e Bassline. A diferença do Grime para o Hip-hop é exatamente o seu formato, que utiliza-se das batidas em 2-step e por ter MCs rimando em versos de até 8 compassos, o que em contrapartida no Hip-Hop acontecem em até 16 compassos.

"Apesar dos grandes movimentos urbanos que existem, o Grime ainda é escasso no Brasil. Em uma pequena pesquisa conseguimos mapear cerca de 10 a 20 trabalhos relacionados ou sendo clipes ou músicas lançadas por artistas em plataformas como YouTube, SoundCloud e Spotify. Influenciados pelo projeto “Rinse FM” produzido pelos artistas Sir Spyro, Logan Sama, Spooky e Grandmixxer em Londres, onde mantém uma estação de rádio física e online com os lançamentos de novos artistas e selos, live set de MCs e DJs entre outros, decidimos criar o Brasil Grime Show", revelam.

A estreia do projeto foi gravada no dia 29 de outubro e teve como convidados o Jonas, beatmaker, produtor e mc do Pirâmide Perdida, além de integrante do coletivo Bloco 7, e o MC SD, do grupo independente TBC MOB e integrante do FVLVNGE. Os convidados rimaram em freestyle e apresentaram músicas próprias no ritmo das batidas propostas pelo DJ, indo de beats do próprio grime e também de seus derivados, tudo para propor um som democrático e desafiante a eles.

Durante a estreia, Jonas também revelou em primeira mão músicas inéditas que devem compor o seu próximo trabalho - seu primeiro disco solo, ao canta-las no Grime.

(Jonas e SD)

O próximo capítulo está agendado para acontecer no dia 15 de novembro, e já adiantamos o spoiler que haverá participação do DJ Diniboy, Marcão Baixada e Yas Werneck. Fiquem ligados no instagram do Brasil Grime Show e no canal do youtube da ANTCO para acompanhar as demais informações.

Assista abaixo o primeiro capítulo:

Ficha Técnica:

DJ: Antonio Constantino (@1atc3)

MC's: JXNVS (@jxnvsb7) e SD'' (@vulgosd9)

Captação de Imagem: Diego Padilha (@diegopadilha) e Lucas Sá (@louquera)

Edição e Finalização: Lucas Sá

Captação de Som e Master: Rennan Guerra (@rennxnguerrx)

Produção: Antonio Constantino (@1atc3), Diniboy (@diniboy13) eYvie Oliveira (@yvieoli)

Realização: ANTCO (@antco13) e Casa do Meio (@casadomeio_)