Análise de preferência mostra Nike em primeiro lugar na percepção do consumidor

Análise de preferência mostra Nike em primeiro lugar na percepção do consumidor

Por STAFF THE GAME

Por Rodrigo Dhakor

A Nike continua sendo líder em todas as principais questões e categorias como: inovação, moda e intenção de compra, nas pesquisas e gráficos a respeito da análise de preferência do consumidor.

No competitivo mercado de artigos e roupas esportivas, os analistas de negócios concentram-se e elaboram pesquisas e números para medir o desempenho de cada marca presente nesse cenário. 

Por exemplo, a Nike ocupa o 14º lugar na lista das marcas mais valiosas do mundo segundo a Forbes em 2019, enquanto a Adidas aparece na 61ª posição. Por outro lado, Panos Mourdoukoutas, colaborador do site forbes.com, reporta que “a Adidas rouba muito o brilho da Nike e da Under Armour”.

No entanto, para a colaboradora da Forbes e pesquisadora de mercado Pamela N. Danziger , grande parte da quantitatividade da importância de uma marca e do mercado em geral é baseada em como os consumidores percebem a marca, e a Nike está um passo a frente de todos.

Usando como base uma pesquisa recente feita e conduzida pela empresa de investimentos Canaccord Genuity em março desse ano, envolvendo mais de 1.400 consumidores de vestuário esportivo nos Estados Unidos, Danziger destaca que a Nike está em primeiro lugar na percepção de inovação, bem como em moda e estilo oferecido aos seus consumidores. 

Gráfico: Marcas de Vestuário Esportivo em inovação, moda e intenção de compra

Fonte: Canaccord Genuity Sports Apparel Consumer Survey March 2019 & Unity Marketing)

Na pesquisa, 39% das mulheres preferem a Nike como líder no quesito inovação, em segundo lugar a Under Armour tem 29% de preferência, a Adidas 17%, a  Lululemon 9% e as demais marcas ficam com 6%. Entre os homens, 42% colocam a Nike em primeiro lugar, seguida por Adidas com 35%, Under Armour com 18%, Lululemon 4% e a sobra de 1% para outras marcas.

Para a Nike, a inovação é um dos pilares de sua Triple Double Strategy (2X) anunciada em 2017. Naquela época, prometia dobrar sua “cadência e impacto de inovação”, dobrar sua velocidade de mercado e dobrar suas “conexões diretas com os consumidores”.

Na categoria moda e estilo a Nike continua com uma liderança enorme - 42% dos homens e 31% das mulheres consideram a marca como top da indústria. Entre as mulheres, a Lululemon está em segundo lugar com 31% nas pesquisas e entre os homens, a segunda colocada no ranking é a Adidas com 37% de preferência entre os consumidores com idade entre 18 e 34 anos.

Por último, a lealdade à marca é sem dúvida, um dos fatores mais importantes listados na pesquisa. A liderança da Nike em inovação, bem como moda e estilo, traduziu-se em uma maior probabilidade dos clientes buscarem à marca em compras futuras. Embora a Adidas se mantenha firme na lutra contra a Nike, o avanço não é sufuciente, a Under Armour está rapidamente perdendo terreno, as outras marcas nem aparecem na pesquisa e os artigos Lululemon dificilmente importa ao nicho diverso de público, exceto para as mulheres.

Finalizando e frisando uma alegação de Mark Parker, CEO da Nike, no relatório do terceiro trimestre da Nike:

“O ímpeto de negócios da Nike está sendo acelerado pela capacidade de ampliar a inovação em um ritmo rápido, de modo a expandir novas experiências de consumo digital em todo o mundo”.