Confira como foi a 3ª edição do Maze Fest

Confira como foi a 3ª edição do Maze Fest

Por RODRIGO DHAKOR

Por Rodrigo Dhakor

Aconteceu no último domingo (01) nas dependências do pavilhão azul do Expo Center Norte, em São Paulo, a 3ª edição do Maze Fest, maior evento da América Latina que reúne o que há de melhor na cena streetwear nacional e internacional.

O evento anual, realizado por uma das maiores e mais conceituada lojas e skateshop do Brasil, a Maze, possui uma extensa programação com palestras (as chamadas Maze Talks), shows, o tradicional campeonato de skate com profissionais e amadores, art shows, brands area, feira de sneakers, food park, pop-upsstands das principais marcas do streetwear, sugerindo seus lançamentos e novidades exclusivas, além da exposição KAWS Toys.

Nesta edição, o festival foi distribuído em uma área com infraestrutura completa, medindo um pouco mais de 7.000 m², que abrigou convidativamente todos os espaços para a realização da feira.

O salão principal contou novamente com uma área destinada ao skate, a chamada "Maze Street Ages", que homenageia diversas gerações de skatistas. 

O campeonato celebrou quatro décadas do skate em formato único e homenageou a partir dos anos 70, os pioneiros de Dogtown, até os anos 2000 em quatro provas inspiradas e julgadas pelas manobras e estilos de cada época.

Entre os skatistas estavam Felipe GustavoFelipe OrtizGabriel FortunatoJP DantasKlaus BohmsLuiz ApelãoLucas XaparralTiago LemosYuri Facchini, entre outros.

A competição foi dividida em cinco etapas com uma premiação total de R$ 20 mil. Os campeões de cada etapa ganharam R$ 4.000 e, além do valor em dinheiro, teve também um prêmio extra no valor de R$ 1.000,00 em todas as etapas para contemplar o melhor estilo na reprodução do visual das épocas.

Do outro lado do salão estava o espaço reservado para feira de sneakers, vestuários e acessórios, com diversos revendedores e marcas nacionais.

New Balance, Starter, AdidasConverseAltai, Puma, Pineapple apresentaram seus stands no centro do pavilhão e ofereceram seus respectivos produtos, alguns lançados exclusivamente na própria feira, como o tênis New Balance 850 OG e quatro versões do Puma RS-X.

pop-up da Maze fez a venda e o lançamento oficial no Brasil do Nike SB x Air Jordan 1 Low QS Lance Mountain Animal Chin -  lançamento que contou com a presença do lendário skatista Lance Mountain, que posteriormente participara de uma mesa de autógrafos.

Quatro Talks movimentaram a Sala Jaçanã no Piso Superior, o primeiro foi Nike Apresenta Lance Mountain, que trouxe um bate papo com uma das lendas vivas do skate mundial; logo depois a iniciativa Maze Apresenta Streetwear Girls, levou ao palco um timaço de peso composto por Maíra Botelho, Marina Góes, Rafaella Vanni e Izabelle Capuzzo, falando um pouco sobre o futuro do streetwear na visão daquelas que entendem mais sobre o assunto.

Em seguida a mesma iniciativa Maze Apresenta surgiu com o tema Streetwear Sneakers, que contou com Marco Grilo, Vinícius Brandão, João Guilherme, Raphael Pereira, Jé Santiago e Persio Tagawa, falando sobre o ponto de vista dos colecionadores no atual momento da moda; e por último rolou Starter Apresenta Ademáfia, falando do skate como ferramenta de transformação e inclusão social com Luquinhas Ademáfia.

Em 2018, a organização levou ao palco os artistas da banda Nada Surf e um dos rappers mais “sinistros” do Brasil, Black Alien. E para esse ano o evento contou com duas das principais bandas de rock nacional em sua programação musical, a banda Dead Fish e a banda paulistana CPM 22, além do rapper em ascensão Djonga como headliner finalizando com chave de ouro o evento

O Maze Fest já é um dos eventos mais aguardados pelos entusiastas da cultura streetwear e está sendo elaborado de forma disruptiva a cada ano que passa, sempre alinhado à revolução da indústria da moda, do calçado e sem perder a essência da sua trajetória de fomentar o setor.

Se você perdeu desta vez, agora basta aguardar a quarta edição em 2020!