GOAT recebe investimento de U$ 100 milhões da Foot Locker

GOAT recebe investimento de U$ 100 milhões da Foot Locker

Por Rodrigo Dhakor 

A gigante Foot Locker está apostando alto e investindo estrategicamente em um grupo ativo no mercado dos tênis. "O investimento permitirá que as empresas ofereçam experiências mais contínuas e não atritos entre os clientes que participam do mercado "secundário" de venda e vai conseguir também elevar ainda mais o engajamento de ambas empresas na indústria dos calçados", diz Richard Johnson, presidente da Foot Locker desde 2014. 

A missão da Foot Locker nas últimas quatro décadas foi ser o varejista líder global em vendas de acessórios, calçados e roupas esportivas. Atualmente possui em seus números: US $ 7,9 bilhões de receita anual e 3.200 lojas em 27 países.

(Foto Foot Locker)

Richard Johnson, diz que sua empresa tem um novo objetivo em 2019: “inspirar e fortalecer a cultura jovem”. E com isso, deu um passo em direção a esse objetivo, anunciando no dia 07 de fevereiro, um investimento estratégico de US $ 100 milhões na empresa 1661 Inc. ligada ao Grupo GOAT, que opera no seguimento do resell. A GOAT, sigla para a frase esportiva “Greatest of All Time”, foi fundada em 2015 por Eddy Lu e Daishin Sugano. E estabelece um processo de autenticação no sistema de revenda de tênis, com o objetivo de ser "o meio de revenda mais confiável do mundo”. Os tênis são enviados para uma das 12 bases da GOAT ao redor do mundo para autenticação antes de ir ao comprador e após a negociação concluída a GOAT fatura de 10% a 30% do valor de cada transação.

(Fotos GOAT)

"Quando começamos a conversar, percebemos que ... nossos consumidores fazem compras tanto na GOAT quanto na Foot Locker, então realmente vimos a parceria como uma ponte entre os mercados do retail e resell", disse Lu. “Ter a Foot Locker como parceira estratégica também expandirá nossos negócios, à medida que continuamos a expandir nossas operações tanto no mercado interno quanto internacional”, acrescenta.

Em fevereiro do ano passado, o Grupo GOAT adquiriu a rede varejista Flight Club, com lojas em Nova York, Miami e Los Angeles, especializada em tênis raros e colecionáveis. E sem a divulgação precisa de informações de receita, o investimento de 2018 alavancou para a empresa aproximadamente US $ 250 milhões. 

(Foto Flight Club)

"A GOAT é conhecida entre os colecionadores de tênis por oferecer produtos "hype" e "edição limitada", com mais de 40% de sua base sendo vendida nos preços de retail", disse Lu. Ele espera que o acordo possa tirar proveito das vendas online e de varejo, com os tênis ganhando sempre o lugar de destaque. 

A Foot Locker usará o popular mercado digital da GOAT para desenvolver ofertas exclusivas e as mais de 3.000 lojas para fornecer à GOAT o acesso físico aos seus clientes. A junção pegará as proezas de varejo de uma e a especialização do mercado digital da outra.

O contrato multimilionário é o mais recente movimento da empresa varejista em empresas focadas no mercado digital. Nos últimos 13 meses, a Foot Locker investiu milhões na rede infantil Super Heroic, na marca de roupas esportivas de luxo para mulheres Carbon38 e na academia de design de calçados PensoleAs ações da Foot Locker ganharam menos de 1% até a última segunda-feira, 11 de fevereiro, subiram mais de 7% este ano e mais de 23% no ano passado. 

GOAT, StockX e Stadium Goods são as maiores redes desse ecossistema no mercado atual, e todas elas lançadas nos últimos quatro anos, atraindo muitos investidores desde 2017. O sistema de vendas online de artigos de luxo Farfetch, comprou a Stadium Goods em dezembro por US $ 250 milhões. O StockX, arrecadou US $ 44 milhões de Marc Beniof, investidor da Google, GV e Battery Ventures, além das celebridades Steve Aoki e Karlie Kloss e a GOAT já levantou em torno de US $ 198 milhões desde que foi fundada.

Por fim, podemos afirmar que os investidores veem uma oportunidade nos tênis, o mercado se expande com foco nos calçados, no lifestyle e na moda. O mercado de sneakers é uma indústria de US $ 100 bilhões e segundo os objetivos da Foot Looker, a GOAT e seus concorrentes não deveriam se limitar apenas aos tênis e sim expandir os horizontes sempre que possível.