Nike entra no jogo da criptologia com o “Cryptokicks”

Nike entra no jogo da criptologia com o “Cryptokicks”

Por STAFF THE GAME

Por Rodrigo Dhakor

Segundo relatos da CryptoSlate (plataforma usual de pesquisadores de blockchain, que apresenta notícias de criptomoedas, classificações das moedas, banco de dados de produtos e eventos blockchain)na última quinta-feira (25), a Nike registrou uma marca chamada “Cryptokicks”, fazendo alusão à sua intenção de oferecer diversos serviços relacionados à blockchain.

Tudo aconteceu no dia 19 de abril, quando a Nike registrou a palavra “Cryptokicks” junto ao Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO).

(Imagem @JoshGerben)

De acordo com o USPTO, uma marca é uma palavra ou símbolo que identifica e diferencia a fonte de um produto ou serviço. Diferente de patentes e outras propriedades intelectuais, o registro de uma marca não é necessário para que haja proteção legal nos Estados Unidos, contanto que a marca esteja sendo utilizada ativamente no comércio.

Contudo, o registro permite a uma corporação como a Nike obter presunção legal de propriedade sobre a marca internacionalmente, além de garantir direitos exclusivos para utilização da marca em conjunto com produtos e serviços descritos na solicitação.

No pedido, a companhia afirma que a marca pode ser utilizada para produtos e serviços que incluem carteiras para criptomoedas em software ou hardware, produtos cripto colecionáveis, arte, tokens de utilidade e software para gerenciar dispositivos interligados em uma rede.

A Nike também menciona um aplicativo mobile que está sendo desenvolvido com uma especie de moeda associada:

“UM SOFTWARE DE COMPUTADOR BAIXÁVEL, MAIS PRECISAMENTE, UMA PLATAFORMA FINANCEIRA ELETRÔNICA QUE ACOMODA MÚLTIPLOS TIPOS DE PAGAMENTO E TRANSAÇÕES DE DÉBITO EM UM SMARTPHONE INTEGRADO.”

O registro também menciona que a corporação tem o direito de utilizar a marca em associação com um marketplace online relacionado a criptoativos, que disponibilizará calçados e vestimentas:

“OS SERVIÇOS DE MARKETPLACE ONLINE, ESPECIFICAMENTE, DISPONIBILIZARÃO UM MARKETPLACE PARA COMPRADORES E ATIVOS DIGITAIS; OPERARAREMOS COM UM MARKETPLACE ONLINE CONTANDO COM CALÇADOS, VESTIMENTAS E SERVIÇOS DE VAREJO ONLINE.”

 

De acordo com o especialista em marcas registradas, Josh Gerben, a marca terá que lançar um produto com o nome "cryptokicks" dentro dos próximos quatro anos se quiser manter os direitos sobre a marca registrada.

Com base nas informações, parece que a Nike está tentando criar essa moeda para que as pessoas possam comprar tênis com mais facilidade em suas lojas virtuais e no aplicativo SNKRS.

Até o momento, oficialmente a Nike não revelou nenhum plano específico.

Esperamos pelos próximos capítulos!