Conheça o Nike ZoomX Vaporfly NEXT%

Conheça o Nike ZoomX Vaporfly NEXT%

Por RODRIGO DHAKOR

Por Rodrigo Dhakor

O Nike ZoomX Vaporfly NEXT% ganhou esse nome a partir de uma declaração de Mo Farah (atleta fundista campeão olímpico e mundial britânico, especialista nos 5000 e 10000 metros): "um atleta está sempre em busca dos próximos X por cento".

"Este tênis é o resultado da estreita parceria entre nossos atletas, cientistas do esporte, engenheiros e designers", diz Brett Holts, vice-presidente de tênis de corrida da Nike.

O modelo anterior prometia um aumento instantâneo na performance da corrida graças a sua nova tecnologia de placa de carbono. Já o novo tênis de corrida chega com mais espuma ZoomX, para maior responsividade, e cabedal completamente renovado. Para elaboração desta edição, a empresa afirmou ter a ajuda de atletas de elite para aperfeiçoamento do modelo anterior.

(Fotos Nike)

Além disso, uma nova construção de material no cabedal, chamada Vaporweave, é mais leve que o Nike Flyknit, respirável e absorve menos água do suor ou da chuva, por isso permanece arejada e seca durante uma maratona. A criação do cabedal no Laboratório de Pesquisa Esportiva da Nike levou em conta o relato de Shalane Flanagan, que sofreu com a absorção da água da chuva no peso do calçado durante a Maratona de Boston, em 2018.

Os designers adicionaram 15% a mais de espuma na midsole Nike ZoomX (capaz de fornecer até 85% de retorno de energia) ao Nike ZoomX Vaporfly NEXT% – mas o peso do calçado permanece o mesmo da versão anterior (198g).

Eles também cortaram 3mm do drop (agora são 8mm), para uma melhor estabilidade e maior conservação de energia. (Uma placa de fibra de carbono curvada em toda a extensão da entressola ainda está incorporada dentro da espuma, aumentando a rigidez para fornecer uma sensação de propulsão).

A espuma da entressola foi redistribuída para reduzir a diferença na altura da sola entre o calcanhar e os dedos e aumentar a estabilidade devolvida quando o atleta tira os dedos do chão.

Um novo padrão de tração melhora a aderência do antepé para que o calçado funcione melhor com tempo chuvoso. Também há um solado novo delineado com ranhuras profundas que facilitam o movimento mais suave nas curvas.

O Nike ZoomX Vaporfly NEXT% foi lançado primeiro em Londres e no Japão no dia 25 de abril. No Estados Unidos, foi disponibilizado por meio do aplicativo NRC para membros do NikePlus no dia 28 de abril e no Brasil o lançamento aconteceu em julho por meio do site nike.com . O preço de cada par é de R$ 1399,00.