O Super Bowl da cultura streetwear, a ComplexCon

O Super Bowl da cultura streetwear, a ComplexCon

Por Rodrigo Dhakor

As portas da ComplexCon 2019 foram abertas às 11 horas da manhã do último sábado (2) no Centro de Convenções e Entretenimento de Long Beach, Califórnia, Estados Unidos. E a típica multidão de sneakerheads e entusiastas da cultura streetwear clamando por produtos exclusivos oferecera mais uma vez, uma visão ampliada das cenas que acontecem em lojas nos dias de lançamentos mais aguardados. 

Para essa multidão, as mercadorias oferecidas são uma especie de moeda, e obter itens de edição limitada, especialmente como parte de alguma colaborações entre as grandes marcas de moda, artistas, esportistas e designers, é como comprar Bitcoin lá em 2012.

(Foto Rodrigo Dhakor)

Na última década, a cultura streetwear se firmou como parte de tudo que envolve o que podemos chamar de mainstream. Em alguns casos, a Supreme, uma das principais marcas de roupas de streetwear, passou a valer mais de US $ 1 bilhão, enquanto a Adidas teve seu impulso ao trazer Kanye West para colaborar em torno da família Yeezy.

Aproveitando todo movimento, a ComplexCon tornou-se mais do que uma feira de exposição que faz a ponte entre marcas e fãs. Além te oferecer a oportunidade de visitar inúmeros estandes, os participantes também tiveram a chance de assistir apresentações musicais de rappers como Kid Cudi, Anderson Paak, Lil Kim, A Boogie Wit Da Hoodie, Rico Nasty, YBN Crew, Earth Gang, Pop Smoke e Trap Many além de ver exibições da mini-feira KaiKai KiKi do artistas Takashi Murakami, membro fundador do comitê anfitrião da ComplexCon.

Os painéis de conversação com celebridades contou com a presença de Sean Whoterspoon, Paul Pierce, Joe La Puma, DJ Clark Kent e diversos outros colaboradores, falando de assuntos de: "Como a NBA se transformou em um império de 365 dias", "como a geração Z está assumindo o controle", "A ascensão do AfroPop" e "Sneaker do ano", painel que discutiu e elegeu o tênis do ano mais um vez e quem ficou com o título foi o Nike LD Waffle x Sacai. 

(Foto Rodrigo Dhakor)

Também rolou bate papo com Aleali MayEve, Trina, Don C, Sean Evans, Hitmaka e outras celebridades, que deram suas opiniões sobre: "As mulheres mudando a cara do rap", "O que vem depois do Streetwear?", "Do YouTube aos principais movimentos" e "Como fazer um hit de rap nos dias modernos". Confira a lista completa de todos os Speakers aqui.

Houve gravações ao vivo de conteúdos relacionados ao canal Complexcomo um episódio da popular série "Hot Ones", conteúdos para o "Complex Poadcast Studio" e para o "Complex Connect". 

O espaço "First We Feast Lagoon", na verdade oferecera um festival de comida ao ar livre com mais de 30 barracas de comida e 5 food trucks caminhões de alimentos promovendo o que de melhor colaborva na propriedade entre comida e bebida no evento. 

Dividido em uma área de infraestrutura com 5 sessões (Upper level, Proenade level, Marketplace, Arena e First We Feast Lagoon) o evento ainda ofereceu Wifi gratuito, pista de skate e toda uma rede de serviços para os inúmeros frequentadores que estiveram a disposição do evento em seus dois dias.

"Sentimos que o mercado esta finalmente pronto", disse o CEO da Complex, Rich Antoniello, sobre a decisão de formar a ComplexCon com Pharrell Williams"Há dez anos, não sabíamos se o consumidor de tênis ou o público do hip-hop estavam prontos para algo tão diversificado", ressalta.

É por isso que a ComplexCon é invejada por muitos e desejada por todas as marcas que estão se esforçando para estender seu merchandising em eventos afim de compensar sua dependência com publicidade"Eu chamo isso de o Super Bowl cultural", finaliza Antoniello.

Confira algumas imagens

(Fotos Rodrigo Dhakor)