Conheça a Telfar, grife com as bolsas de maior sucesso na moda atual

Conheça a Telfar, grife com as bolsas de maior sucesso na moda atual

Por RODRIGO DHAKOR

Telfar Clemens é um estilista libério-americano que estreou no mundo da moda em 2005, mas foi quando ganhou o prêmio do CFDA/ Vogue Fashion Fund em 2017 que sua marca realmente estourou na cena.

Mas não foi apenas o gás que o prêmio deu a sua carreira que fez com que sua marca ressonasse mais com o mainstream: o movimento da moda por uma postura mais inclusiva e que desafia definições de gênero ecoa perfeitamente com os principais valores da marca, que tem como slogan Não para você - para todo mundo.

(Foto: Telfar)

A grife estadunidense é sucesso entre a comunidade negra e LGBTQIA+ de Nova York e suas coleções unissex  passam longe dos clichês da moda gender fluid: cores fortes e uma linguagem urbana, carregada de informação e personalidade, são traços marcantes de suas criações.

"Eu sempre fui atraído por roupas femininas, mas nunca me foi permitido usá-las, então quis criar algo que não tivesse qualquer definição de gênero. Você pode usar o que você quiser", disse Telfar em uma entrevista, sobre o pilar que define sua marca.

A maneira única de se inserir em uma linguagem atual com a propriedade de quem sempre fez parte dela já levou a marca a deixar seus seguidores no Instagram votar em quais roupas deveriam ser produzidas pela marca, seguindo com um update de quando elas seriam lançadas nas lojas.

Todo esse "networking" transforma a marca em uma espécie de coletivo criativo: onde os clientes são devotados, participativos e fiéis, e não abrem mão de lotar o street style com as peças mais famosas da marca, suas bolsas veganas, que a cada estação apresenta novidades.

(Telfar Clemens e Ashton Sanders, ator do filme Moonlight, no Met Gala 2019, com a bolsa em mãos - Foto: Getty Images)

A Shopping Bag da grife foi introduzida em 2014 e se tornou uma febre nos últimos anos três anos, especialmente em 2020. Recentemente, a peça chegou a esgotar segundos depois que o site foi reabastecido. Não é à toa que o modelo foi apelidado de “Birkin de Bushwick”, em referência à bolsa rara da Hermès e ao bairro nova-iorquino onde a Telfar tem uma legião de fãs.

A missão do estilista Telfar Clemens é tornar o luxo acessível. Nos Estados Unidos, as Shopping Bags fazem o maior sucesso entre a comunidade LGBTQIA+ e pessoas negras, devido à representatividade do estilista, que é liberiano-americano, negro e gay.

O preço acessível, que varia de U$ 150 a U$ 257, também é um atrativo para o público em geral. Para muitas pessoas, elas representam um símbolo de reconhecimento e autoconfiança.

O modelo de bolsa é decorado com o logotipo da marca em alto relevo e tem três opções de tamanho: pequeno, médio e grande. Entre as celebridades, já conquistou nomes como A$Ap Ferg, Bella Hadid, Chloe Sevigny, Solange e Selena Gomez.

De acordo com artigo do site The Cut, as Shopping Bags estão no radar da moda desde 2017, apesar de terem sido lançadas em 2014. Depois que a marca passou a repostar fotos dos clientes no Instagram, a bolsa se popularizou ainda mais.

(Fotos: Getty Images)

Como as unidades esgotam rapidamente, não é nada fácil adquirir um exemplar, por isso, o apelido que remete às bolsas da Hermès, conhecidas por serem bem difíceis de comprar.

À revista Nylon, o stylist nova-iorquino Bryant Simmons contou que sempre via seus amigos usando as Shopping Bags. “Eu também costumava pensar que eu não era legal o suficiente para as bolsas”, comentou. 

Apesar da ascensão do acessório ter demorado, ele já se provou digno de uma legião de admiradores. Existem até listas de estratégias para não perder tempo na hora de comprá-lo, a exemplo das indicações feitas pelo Nylon. A propósito, a marca tem sido alvo de bots que compram o acessório para revendê-lo por preços muito mais elevados. 

Internautas já ficaram furiosos depois que um representante do grupo de revenda da Hypernova disse ter comprado 60% de um estoque da bag.

“Telfar Clemens não tornou a faixa de preço da ‘The Shopping Bag’ tão acessível por qualquer motivo. Ele queria tornar o luxo acessível para todos nós. É literalmente o slogan da Telfar Global”, disse Court Kim, redatora do site MEFeater por meio de um tweet.

Quando percebeu o esquema de trapaça, a equipe da marca se manifestou: “Telfar é para as pessoas, não para bots. Armazene no gelo enquanto os arrancamos”. Durante a verificação do problema, o site chegou a ficar temporariamente fechado, protegido por uma senha. Apesar disso, Telfar Clemens não atribui o problema dos robôs exclusivamente aos revendedores. Segundo ele, muitos deles são usados para compras individuais.

Entre os produtos femininos mais desejados do primeiro trimestre de 2020 apontados pela plataforma Lyst, a Shopping Bag ficou em 3º lugar. Nesse período, as buscas pela marca na Europa aumentaram 29%. Perguntado sobre o motivo para o sucesso repentino da bolsa, que leva ao esgotamento, já que mil unidades eram vendidas ao longo de 12 horas em Março deste ano Clemens respondeu:

 

“A demanda vem crescendo exponencialmente desde janeiro. Estamos por aí desde 2004 e esta bolsa já existe há cinco anos. Na verdade, é uma questão bastante profunda perguntar por que está surgindo agora. Acho que quem sabe não precisa de explicação”.

 

O estilista informou também que reabastece o site algumas vezes por mês. Dependendo da quantidade de cores, podem ser milhares de exemplares.

Para controlar o fluxo de compradores, a marca criou alguns mecanismos. Só é permitida a compra de um exemplar por pessoa. Antes do reabastecimento, é possível escolher a cor e o tamanho desejado. Quando a peça chega ao e-commerce, o cliente é notificado por e-mail. Porém, precisa correr, pois nem arrastar a bolsa para o carrinho é garantia de que aquele item será seu.

“Os bots e revendedores são definitivamente um problema, e um problema lamentável, pois o que eles estão fazendo vai contra o que fazemos. Mas, no fim do dia, não estamos tentando criar uma falsa escassez. Só temos uma demanda maluca que continua a ser atendida toda vez que aumentamos nosso estoque para reabastecimento”, completou o estilista.

Saiba mais em www.telfar.net .


✔️ Produto adicionado com sucesso.