Por Lorena Borges
A Weekday é uma marca de streetwear da Suécia, que sempre tenta através da moda espalhar mensagens, eles fazem isso semanalmente com o projeto Zeitgeist. Dessa vez, para a coleção de Fall Winter 2018, a marca sueca juntou forças com o projeto Non-Violence, que é uma organização sem fins lucrativos que promove a resolução de conflitos por meio de programas educacionais a fim de inibir qualquer tipo de violêcia.
"Acreditamos que todos que viram ou experimentaram a violência de verdade querem viver uma vida pacífica, em vez de violenta. Acreditamos que você e todos os outros possuem o poder de fazer algo grandioso em sua vida e de afetar positivamente a vida das pessoas ao seu redor", afirma o responsável pela Non-Violence.
Esta parceria consiste em duas partes, além de uma coleção de vestuário e acessórios, haverá também a inauguração de uma nova rede de porta-vozes, intitulado de “Dually Dubbed Peace Force”, algo como "Força de Paz Duplicada" em português, e a equipe é composta por nove indivíduos que já passaram por experiências de violência. Os participantes não serão apenas o rosto da campanha, mas também será oferecido a eles um curso de introdução da NVP. Além disso, eles terão a oportunidade de se tornar instrutores certificados para escolas, equipes esportivas e centros comunitários, a fim de ajudar outras pessoas a lidar com a violência.
O objetivo da Força de Paz é traçar o perfil das experiências reais de violência em casa, na escola, no bairro e na rua, para capacitar outros a viverem livres da violência e serem embaixadores da não violência e, como tal, defender aquilo que acreditam - em uma visão de um mundo diferente e não violento para todos nós.
Todo mundo já viu ou experimentou violência em algum momento de suas vidas, mas ao compartilhar essas histórias, eles esperam dar uma mensagem a outras pessoas para que elas não se sintam sozinhas quando acontecer e que suas experiências também podem servir como uma mensagem, como inspiração, como um convite para falar e se levantar para ser a força do bem neste mundo.
Os itens da colaboração já podem ser encontrados no site da Weekday.