Apple está supostamente trabalhando em satélites de transmissão

Apple está supostamente trabalhando em satélites de transmissão

Por RODRIGO DHAKOR

Por Rodrigo Dhakor

Segundo informações, a Apple contratou uma equipe secreta para trabalhar no uso da tecnologia de satélites, no intuito de melhorar as transmissões de dados dos dispositivos da empresa, à medida que suas concorrentes de tecnologia dispõem do "serviço estelar" para seus próximos projetos.

De acordo com a Bloomberg, a empresa montou uma equipe composta por uma dúzia de engenheiros com experiência nas indústrias de design de satélite, tecnologia aeroespacial e serviços de antena, com o objetivo de implantar no mercado os resultados da iniciativa em cinco anos.

O projeto ainda está em estágio inicial, e ainda existe a chance da empresa abandoná-lo, já que nenhuma direção clara foi estabelecida para os satélites, segundo fontes de informações. No entanto, o CEO da Apple, Tim Cook, manifestou interesse no trabalho da equipe, o que indica que é uma prioridade da empresa.

À frente da equipe secreta de satélites estão os ex-engenheiros aeroespaciais Michael Trela ​​e John Fenwick, que faziam parte da Skybox Imaging antes da empresa de imagens por satélite ser vendida para o Google em 2014. Trela ​​e Fenwick lideraram as operações de satélites e naves espaciais do Google até 2017, quando ambos se mudaram para a Apple.

(Foto Skybox Imaging)

A Apple aumentou significativamente seu orçamento de pesquisa e desenvolvimento sob o comando de Cook, com US $ 16 bilhões gastos em seu ano fiscal de 2019, totalizando um aumento de 14% em relação ao ano anterior, segundo os registros da empresa. A empresa procura trazer mais recursos para a sua tecnologia interna, e a adição da tecnologia de satélite pode ser uma variante.

O plano da Apple de usar satélites na transmissão de dados para seus dispositivos pode ajudar a reduzir sua dependência de operadoras sem fio. A tecnologia também pode ser usada para vincular dispositivos sem a necessidade de uma rede tradicional ou para rastreamentos mais precisos, trazendo aplicativos de navegação aprimorados e novos recursos. Ainda não está claro se a Apple planeja lançar um satélite ou se utilizará equipamentos no solo para transferir dados para satélites existentes. 

A Apple se junta a várias empresas de tecnologia que se aventuraram na tecnologia de satélites para vários propósitos. A SpaceX de Elon Musk continua lançando satélites Starlink com o objetivo de fornecer uma conexão à Internet para todos na Terra, e a Amazon espera alcançar o mesmo objetivo com sua ambiciosa iniciativa Project Kuiper, que ainda não recebeu aprovação regulatória para o envio dos satélites ao espaço.