Apple CarKey, promete recurso de tecnologia wireless para destrancar seu carro

Apple CarKey, promete recurso de tecnologia wireless para destrancar seu carro

Por RODRIGO DHAKOR

Um novo recurso feito para Iphone promete mudar a forma como motoristas usam seus carros. Tudo porque ele permite que os usuários abram e liguem seu automóvel sem precisar usar uma chave.

A tecnologia, que foi apresentada na WWCD por Tim Cook na última segunda-feira (22), é chamada Car Key e faz parte do iOS 14, mas também vai chegar ao iOS 13.

 

O Car Key irá possibilitar até mesmo emprestar a chave, com direito a restrições de velocidade. O primeiro veículo que terá suporte ao novo recurso será o BMW Série 5 2021, que está previsto para ser lançado em Julho deste ano.

A novidade, que utiliza tecnologia de comunicação do tipo NFC para transmitir instruções ao veículo, já havia sido por meio de rumores, divulgada desde que a patente foi registrada, em 2018 e publicada em Dezembro de 2019. Além disso, algumas pistas sobre a funcionalidade apareceram na versão beta do iOS 13.4 em Fevereiro deste ano.

(Foto Apple)

O sistema coordenado pelo já existente Apple Wallet irá permitir destravar o carro a partir da aproximação do aparelho com a maçaneta ou outro local em que estiver localizado o leitor NFC. Ainda, existe a possibilidade de confirmar a ação com o Face ID ou Touch ID, e também de ativar o Modo Expresso, sem que haja autenticação com biometria.

Já para ligar o carro, será necessário aproximar o dispositivo do leitor NFC e depois pressionar o botão de ignição. A tecnologia do Car Key poderá conectar o veículo tanto com o aparelho iPhone quanto o Apple Watch.

(Fotos Apple)

Uma vez dentro do veículo, o CarKey também vai permitir que o usuário compartilhe o acesso ao seu carro enviando as credenciais por mensagem, por meio do iMessage.