
Bill Gates financia tecnologia que sugere escurecer o sol para reduzir aquecimento global
Bill Gates, bilionário fundador da Microsoft, está participando de um plano arriscado para conter o aquecimento global, e conforme descrevem as informações, a estratégia desenvolve uma tecnologia para escurecer o sol com um spray de carbonato de cálcio.
O nome do projeto é um tanto indecifrável: Experimento de Perturbação Controlada Estratosférica (SCoPEx, na sigla em inglês). A iniciativa pretende borrifar poeira atóxica de carbonato de cálcio (CaCO3) na atmosfera para compensar os efeitos do aquecimento global e refletir parte da luz solar de volta ao espaço.
O Stratospheric Controlled Perturbation Experiment (SCoPEx), é um experimento que pode parecer algo de ficção científica no primeiro momento, mas foi criado por cientistas da Universidade de Harvard .
(Conceito de operações para o experimento proposto - Foto The Royal Society)
Em entrevista, os pesquisadores a frente do projeto explicaram que o objetivo é usar um balão de alta altitude para lançar o material, que deve criar uma massa de ar.
Ainda não há consenso na comunidade científica, porém, sobre a eficácia do projeto.
Além disso, os testes ainda não identificaram a quantidade exata de carbonato de cálcio que seria necessária para "esfriar" a Terra, o que demanda um grande volume de testes e experimentos.
No estudo, os autores afirmaram que "mais pesquisas sobre esse e outros métodos similares podem levar a redução de riscos e aumentar a eficácia dos métodos de geoengenharia solar".
A missão financiada por Gates vai dar seu primeiro passo em Junho. Será liberado no céu da Suécia um balão para que sejam testados os sistemas operacionais e de comunicação que serão responsáveis pela emissão da poeira de CaCO3 na atmosfera, caso ela chegue às etapas mais avançadas. A Swedish Space Corporation, uma estatal suéca de tecnologia espacial, estará envolvida nessa etapa do projeto.