Eau de Space promete aroma natural do espaço

Eau de Space promete aroma natural do espaço

Por RODRIGO DHAKOR

Um projeto de financiamento coletivo quer colocar no mercado o Eau de Space, um perfume com essência sideral projetado por Steven Pearce, cientista de alimentos e diretor da Omega Ingredients, em parceria com a NASA.

Lançado misteriosamente em 2008 para poder reproduzir fielmente o cheiro sentido por técnicos e pesquisadores da agência espacial durante suas missões na Estação Espacial Internacional, o perfume tinha o objetivo de oferecer um treinamento mais completo aos astronautas e evitar surpresas desagradáveis lá no alto.

Na época, relatos de astronautas que já estiveram no espaço serviram de base para a equipe desenvolver uma fórmula adequada, e apesar da ideia estranha, especialmente para leigos, que pensam sobre as possibilidades dos odores existentes além da órbita terrestre, o produto ganhou contornos comerciais e evoluiu em escala, sendo oficialmente colocado no mercado.

(Foto Getty Images)

As descrições do cheiro do espaço de quem já esteve lá incluem "cheiro de metal queimado", "pólvora", "bife frito", "amargo e queimado" e "aroma metálico e doce", com toques provavelmente que vêm de uma substância chamada formiato de etila, já identificada aqui na Terra. 

Por anos a fórmula final permaneceu secreta e de uso exclusivo da NASA, mas agora a empresa responsável pelo Eau de Space conseguiu quebrar o sigilo através da Lei da Liberdade de Informação dos Estados Unidos, que permite requisitar a liberação de alguns documentos que estão sob domínio governamental.

 

A companhia está fazendo uma campanha de financiamento no Kickstarter, que já arrecadou quase US$ 400 mil de mais de 8 mil financiadores desde que foi publicada, em 19 de Junho.

Com menos de 40 dias restantes para encerrar o projeto de financiamento no site, é possível qualquer pessoa adquirir o produto e colaborar com a nova iniciativa dos técnicos da NASA, que prometem entregar uma amostra do espaço para cada um dos participantes da campanha, apesar de não estarem vinculados com a distribuição do perfume.

"Fizemos parceria com perfumistas renomados, alguns dos melhores do mundo, e garantimos os direitos de lançamento exclusivo deste produto", diz o site da campanha. "Nossa equipe é composta pelos melhores experts em moda, tecnologia, design e logística. Agora precisamos da sua ajuda para fabricá-lo em massa, para que todos possam experimentar o cheiro do espaço por si só"

A equipe também escreveu que um dos objetivos do produto é inspirar jovens estudantes a seguirem carreiras ligadas à ciência e a tecnologia, e que outras iniciativas seguirão linha se o perfume realmente for para frente. Segundo informações, o diretor de produtos da Eau de Space, Matt Richmond, já está pensando em lançar um outro perfume baseado no cheio da Lua após o entusiasmo gerado pelo primeiro produto.

O valor de cada Eau de Space é de US $ 29,00. (Aprox, R$ 156,00. Cotação atual).