Facebook desenvolve tradutor para mais de 100 idiomas que não depende do inglês

Por RODRIGO DHAKOR

Na última segunda-feira (19), o Facebook revelou um recurso baseado em inteligência artificial que, segundo a empresa, é o primeiro a traduzir uma centena de idiomas sem depender do inglês.

Atualmente, as traduções dentro da rede social passam o idioma nativo do usuário para inglês, para depois traduzir o conteúdo para outra língua. Chamado de M2M-100, o novo sistema de tradução vai permitir traduzir dois idiomas sem a necessidade de usar o inglês como intermediário.

"Ao traduzir, por exemplo, do chinês para o francês, a maioria dos modelos multilíngues anglocêntricos traduz para o inglês e do inglês para o francês, porque os dados em inglês são os mais amplamente disponíveis", explicou a pesquisadora assistente do Facebook, Angela Fan.

"Nosso modelo passa os dados diretamente do chinês para o francês para melhor preservar o significado. Supera em 10 pontos os sistemas anglocêntricos nas avaliações de sistemas de tradução", salientou.

 

De acordo com o Facebook, a rede social registra uma média de 20 bilhões traduções por dia apenas no feed de notícias. A empresa espera que a novidade entregue melhores resultados, facilite o dia a dia do usuário e  forneça um conteúdo de melhor qualidade em 160 idiomas para seus mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo.

"Este marco é o culminar de anos de trabalho", disse Fan.

O M2M-100 é o primeiro modelo de tradução automática multilíngue da empresa, e poderá traduzir um conjunto de 7,5 bilhões de frases em 100 idiomas. A equipe, que está a frente da novidade, treinou um modelo de tradução universal com mais de 15 bilhões de parâmetros que capturam informações dos idiomas para realizar a tradução.

(Foto Facebook)

Para os idiomas que possuem poucos dados disponíveis online, os pesquisadores desenvolveram um método de "retrotradução" capaz de criar traduções sintéticas. Ainda de acordo com Fan, se o software não encontrar dados suficientes para fazer uma tradução de qualidade será feita uma tradução reversa.

O sistema de tradução automática ainda não foi empregado na plataforma de mídia social do Facebook. O modelo atual está apenas funcionando para fins de pesquisa. No entanto, o Facebook já se prepara para adicionar em breve a tecnologia a todos os usuários.