Instagram testa ocultar número de curtidas

Instagram testa ocultar número de curtidas

Por CONVIDADO THE GAME

Por Felipe Bichara

[UPDATE] 01 de Maio:

Após todos os rumores existentes, nesta semana, o instagram anunciou, oficialmente, que fará um teste com usuários no Canadá. Os likes ficaram escondidos, limitados apenas à pessoa que postou. 

A lógica das curtidas pode ser positiva quando uma foto tem uma grande quantia de curtidas, mas pode ser negativa se uma publicação não tem essa sucesso esperado.

Assim, essa nova mudança no aplicativo pode gerar consequências positivas, como por exemplo aumentar a qualidade dos conteúdos, melhorando a experiência do usuário.  Além disso, marcas e personalidades públicas serão mais "orgânicas", sem a necessidade de obter métricas de aprovação do público.

Por outro lado, pode prejudicar usuários que utilizam a plataforma como modo de renda. Além do mais, ainda não se sabe como funcionará o algoritmo com a nova função. Caso continue da mesma maneira, ainda que as curtidas não apareçam, a relevância das publicações chamadas de "publipost" ainda serão maiores, se mantendo assim, por mais tempo no feed e, consequentemente, influenciando a mente do público. 

De maneira geral, a expectativa é positiva e a atualização preza pelo bem estar mental dos usuários. Como será na prática ainda não podemos afirmar, mas sabe-se que a empresa está, ao menos, buscando minimizar os danos da plataforma aos usuários. 

25 de Maio: 

O instagram é uma das redes sociais mais utilizadas atualmente e a cada atualização surgem novidades, deixando o consumidor conectado quase que 24 horas por dia. Alinhado à isso vem os problemas sociais, pressão por um corpo perfeito, distúrbios alimentares, psicológicos entre outros. Sabendo disso, a plataforma parece estar tomando medidas para reduzir as pressões que ocorrem nas mídias sociais.

Segundo a especialisa em engenharia reversa Jane Manchun Wong, o instagram está realizando um teste de interface no código Android do aplicativo. Utilizando prints da tela como prova, ela aponta a ausência do número de curtidas logo abaixo do post e uma notificação aos usuários informando-os que eles são os únicos a terem acesso à essa informação da postagem.

 

 

Como justificativa, o instagram divulgou uma nota feita pelos seus desenvolvedores que explicava que o aplicativo não quer que os usuários prestem atenção nas curtidas, mas no conteúdo compartilhado.

O design ainda é um protótipo interno e não foi liberado para o público externo, explica um porta-voz

"Não estamos testando isso no momento, mas explorar formas de reduzir a pressão no Instagram é algo que estamos sempre pensando."

 Outros novos recursos observados por Wong incluem adesivos de linha de chat para DMs, co-assistir vídeos recomendados via DMs,, letras na tela para as histórias de histórias, reações de emoji em feeds e um ícone de sacola de compras para e-commerce .

 

 

Apesar das outras mudanças, a que mais chama a atenção, certamente, é o fato das curtidas estarem “escondidas”. Deve-se levar em conta o bem estar mental do usuário, mas ao mesmo tempo, pode ser uma dificuldade para usuários que utilizam a plataforma como meio de trabalho (influencers, blogs, patrocinados etc), uma vez que será mais difícil medir métricas de engajamento etc.

De qualquer modo, esperamos que a plataforma procure sempre melhorar a experiência do usuário e como o aplicativo influencia no dia a dia da comunidade.