Nike cria seu metaverso e lança a Nikeland

Nike cria seu metaverso e lança a Nikeland

A Nike lançou recentemente seu próprio mundo virtual na plataforma de videogames on-line Roblox, cuja base de usuários é formada em sua maioria por crianças, adolescentes e jovens.

O espaço digital, chamado "Nikeland", permite aos jogadores equipar seus avatares com produtos da Nike em versão digital e interagir em jogos esportivos gratuitos, entre eles natação, atletismo ou parkour. Com este investimento, a Nike marca a sua entrada no Metaverso

Atualmente, os visitantes podem jogar "Tag", "The Floor Is Lava" e "Dodgeball" na plataforma, que também permite aos criadores desenvolverem seus próprios minijogos a partir de materiais esportivos interativos.

"A Nike criou esse mundo sob medida com o pano de fundo de sua sede mundial e dentro do espaço 3D imersivo do Roblox, construindo seu objetivo de transformar o esporte e a diversão em um estilo de vida", disse a fabricante de roupas esportivas em um comunicado, acrescentando:

"Os edifícios e campos em Nikeland são inspirados na sede da Nike na vida real e hospedam configurações detalhadas para a comunidade Roblox colocar suas habilidades à prova competindo em vários minijogos".

Para jogar, os jogadores poderão usar o acelerômetro do smartphone para registrar seus movimentos físicos e controlar seu avatar on-line.

Ou seja, algo parecido com o funcionamento do Nintendo Wii, movendo seu aparelho e seu corpo na vida real para realizar grandes movimentos no jogo, como longos saltos ou corridas rápidas, observa a empresa.

Metaverso, que virou uma palavra da moda na indústria de tecnologia depois que o Facebook mudou seu nome para Meta, é uma proposta de um ambiente que une o físico e o digital por meio das tecnologias de realidade virtual e aumentada.

A proposta é que o metaverso se configure como um mundo virtual compartilhado onde as pessoas na forma de avatares podem interagir com outras, desfrutar de shows e fazer compras digitalmente.

O mercado metaverso global deve atingir U$ 6,16 bilhões (aprox. R$ 34,450 bi) em 2021 e U$ 41,62 bilhões (aprox. R$ 232,790 bi) em 2026, de acordo com a empresa de pesquisas Strategy Analytics.

A Nike quer fundir seu espaço digital com o físico. Para isso, a partir do próximo mês, a empresa terá uma experiência de realidade aumentada em sua principal loja em Nova York. Graças a um filtro Snapchat, os usuários poderão recriar, no ambiente físico, a realidade virtual do universo Nikeland.

O filtro, segundo a Nike, vai permitir que as pessoas que visitarem o andar reservado às coleções infantis vejam o espaço transformado em uma versão de realidade aumentada de Nikeland. Isso incluirá "seus avatares, jogos divertidos e uma caça ao ovo inspirada na versão que pode ser jogada em Nikeland".

De olho no Metaverso, a Nike entrou, nos dias 27 e 28 de outubro, com sete pedidos de registro para suas várias marcas, slogans e logotipos junto ao Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO), com o objetivo de convertê-las em marcas registradas para a comercialização de uma ampla gama de artigos em meio digital.

As datas coincidiram com o lançamento oficial do Meta, a nova matriz que reúne as empresas de Mark Zuckerberg, como Facebook, Instagram, WhatsApp e Oculus. Especula-se que a empresa esteja se antecipando ao futuro.

(Fotos: Nike)