Update do novo Mac OS Catalina marca fim do iTunes

Update do novo Mac OS Catalina marca fim do iTunes

Por RODRIGO DHAKOR

Por Rodrigo Dhakor

A Apple lançou recentemente o MacOS Catalina, sua mais recente atualização de sistemas para Macs e MacBooks. O novo sistema operacional pode ser instalado na App Store e traz uma série de novos recursos, incluindo a opção de usar aplicativos do iPad e transformar o tablet em uma tela adicional para computadores.

Mas a mais notável mudança fica por conta de que depois de instalar o Catalina, você notará que possui novos aplicativos e não mais o iTunes. E agora a sua biblioteca de mídia do iTunes estará disponível nos apps Apple MusicApple TVApple Books e Apple Podcasts. Já no Finder, será possível gerenciar e sincronizar conteúdos no iPhoneiPad e iPod touch. 

É isso mesmo, o novo sistema marca o final oficial do iTunes, um programa que por todos era amado e odiado ao mesmo tempo, sempre foi um dos alicerces da Apple na questão de organização de música nos computadores e que está sendo a partir da atualização macOS 10.15, dividido em três novos apps. 

(Foto Divulgação / Apple)

A nova atualização também traz uma variedade de recursos que chegaram com o lançamento do iOS 13 e iPadOS no início deste ano. O sistema de fotos foi redesenhado para destacar as melhores imagens, o novo aplicativo "Find My" para localização chegou ao Mac e o serviço de assinatura de jogos do Apple Arcade também está disponível na App Store da plataforma Mac.

Com o Catalina, a Apple lançou uma nova ferramenta chamada Catalyst, que permite que desenvolvedores tragam seus aplicativos para dentro do iPad por meio do Mac. Aplicativos como o Twitter anunciaram que lançarão novos apps pensando e usando essa ferramenta.

É possível notar também atualização no meio de acessibilidade e chamada de Controle de Voz. Isso permite que todo o sistema seja controlado usando apenas a voz e tudo pode ser configurado por meio das Preferências do sistema.

Vale lembrar que o iTunes ainda está vivo no Windows. E a sincronização do seu iPhone, iPad ou iPod touch ainda não mudou se você é um usuário de PC.