A mensagem secreta do quadro O Grito de Edvard Munch - THE GAME

A mensagem secreta do quadro O Grito de Edvard Munch

O artista Edvard Munch escreveu mensagens secretas em sua famosa pintura de "O Grito", demonstrou um scan infravermelho feito no quadro.

Uma frase pequena e quase invisível escrita em uma das pinturas mais conhecidas do mundo sempre foi a causa de muitas suposições no mundo da arte.

 (Foto Museu Nacional da Noruega)

As palavras "Só pode ter sido pintado por um louco" estão inscritas a lápis no canto superior esquerdo.

Agora, novos exames feitos pelo Museu Nacional da Noruega confirmaram que a anotação foi feita pelo próprio Munch.

A pintura original, exibida pela primeira vez na cidade natal de Munch, Oslo (então Kristiania), em 1893, tornou-se uma expressão radical e atemporal da ansiedade humana. Sua influência se estende desde filmes de terror de Hollywood a emojis modernos.

A obra passou por conservação em preparação para sua instalação no novo museu, que deve ser inaugurado na capital norueguesa no próximo ano.

Os críticos de arte há muito questionam se a mensagem era um ato de vandalismo feito por um espectador indignado ou se fora escrita pelo próprio Munch, conhecido por ter tido problemas de saúde mental ao longo de sua vida.

(Foto Getty Images)

O museu concluiu que as palavras foram escritas por Munch, após usar a tecnologia para analisar a caligrafia e compará-la com seus próprios diários e cartas.

"A escrita é, sem dúvida, do próprio Munch", disse a curadora do museu, Mai Britt Guleng.

"A caligrafia, assim como os acontecimentos ocorridos em 1895, quando Munch apresentou a pintura na Noruega pela primeira vez, apontam no mesmo sentido".

Em 1994, O Grito foi roubado de um museu de arte norueguês. O quadro foi recuperado por detetives britânicos, em uma operação secreta e ousada.