O Cristo Redentor, um dos principais cartões postais do Brasil ganhou iluminação especial com projeção das bandeiras de mais de 150 países com casos de coronavírus e os continente afetados pela pandemia.
A estátua também foi iluminada com a imagem de médicos, enfermeiros, jaleco, e a palavra "obrigado" em diferentes idiomas, em homenagem aos profissionais que estão na linha da frente do combate ao COVID-19.
Uma projeção ocorreu na quarta-feira, 18 de Março, ela enviava apoio e esperança ao mundo, e correu o planeta em um vídeo divulgado pela agência Reuters.
(Fotos Reuters)
Durante a homenagem, religiosos rezaram pai nosso aos pés da estátua de 38 metros, que fica 709 metros acima do nível do mar, no Rio de Janeiro.
O ato contou com a presença do arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani Tempesta e o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo.
A projeção terminou com a hashtag #rezemosjuntos, lançada pelo Papa Francisco para mobilização pelas pessoas contaminadas.
De acordo com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, a iniciativa busca transmitir uma "mensagem de esperança e incentivo durante este delicado momento de pandemia mundial". Enquanto as bandeiras dos países apareciam, eram acompanhadas da palavra "esperança" em várias línguas, na sequência a vestimenta utilizada pelos médicos trazia na parte de baixo do monumento “obrigado” em diversos idiomas, depois cenas de profissionais da saúde eram apresentadas. A frase "Tudo vai ficar bem" também ilustrou o momento.
O público não teve acesso ao monumento para evitar aglomeração de pessoas em tempos de quarentena.
Já na noite de Páscoa, no domingo dia 12 de Abril, o arcebispo, cardeal Orani João Tempesta, realizou um ato de Páscoa no famoso ponto turístico carioca, pedindo proteção contra o COVID-19. À tarde, o padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor, abençoou a cidade de um helicóptero. Ao mesmo tempo, os sinos das igrejas foram tocados.
As visitas ao Cristo Redentor continuam suspensas. Os que já tinham comprado o bilhete poderão reagendar os passeios para até 180 dias após a data de emissão do bilhete.