Diante do isolamento social forçado pela pandemia do novo coronavírus, o Museu do Louvre, em Paris, resolveu digitalizar e oferecer seu acervo online gratuitamente.
“O Louvre está tirando a poeira de seus tesouros, mesmo os menos conhecidos”, disse Jean-Luc Martinez, diretor-presidente do Museu do Louvre em comunicado. “Pela primeira vez, qualquer pessoa poderá acessar toda a coleção de obras de um computador ou smartphone gratuitamente, estejam elas em exibição no museu, emprestadas ou armazenadas”, completou.
Não se pode dizer, porém, que todo o acervo do Louvre está disponível na internet por um motivo simples: ninguém sabe ao certo qual é o tamanho dele, uma vez que há peças ainda não catalogadas espalhadas em diversas partes do mundo. De qualquer forma, as principais obras do museu, como o quadro “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci, a escultura “Vênus de Milo” (artista desconhecidos) e diversas peças da Antiguidade, sobretudo de povos egípcios e gregos, estão disponíveis.
Casualmente, algumas obras não poderão ser vistas. O Louvre não deixou claro o motivo, mas há peças que pertencem a países que adotam leis diferentes de exibição e até mesmo algumas que já podem ter sido furtadas do acervo real.
Martinez acredita que, de qualquer forma, a liberação do conteúdo online será importante para o futuro do museu. “Tenho certeza de que o acervo digitalizado vai inspirar ainda mais as pessoas a virem ao Louvre para descobrir as coleções pessoalmente”, ressaltou.
(Foto: Getty Images)
Para isso, o Louvre criou um sistema em que é possível navegar por um mapa interativo que leva a diferentes salas do museu. A solução online ainda permite fazer pesquisas simples ou avançadas e acessar galerias divididas por tamas.
De acordo com o comunicado publicado pelo Louvre, a plataforma digital será frequentemente atualizada conforme novas peças sejam adquiridas pela entidade. Portanto, não há prazo para que o sistema saia do ar.
Para acessar a coleção, que conta com cerca de 482 mil peças, basta entrar aqui e fazer buscas pelas obras.