Camisas da equipe do Guarani, da cidade de Campinas - SP, andam fazendo sucesso entre as cantoras coreanas e japonesas.
Nas últimas semanas as camisas do time ganharam o mundo e tudo começou quando a cantora Gaeul, do grupo K-Pop IVE, postou fotos com um modelo inspirado em um uniforme dos anos 1990.
(Cantora Gaeul - Foto: Reprodução)
Logo depois, a cantora japonesa Rio, do grupo Niziu, apareceu em fotos trajando outro modelo, o que fez com que a peça se tornasse desejo nos países e para os brasileiros.
(Fotos: niziu__official)
No TikTok, fãs estão especulando como a camiseta vintage do Guarani foi parar no Japão. A hipótese mais aceita entre os kpoppers é de um amistoso que o Guarani disputou no Japão em 1996. Na ocasião, a camisa era distribuída a alguns torcedores nas arquibancadas ao final das partidas. Acredita-se que a peça tenha trocado de mãos diversas vezes até chegar às mãos da cantora.
A camisa original, utilizada por Rio, foi produzida pela Dell’erba, com patrocínio da Brother, e realmente é um modelo de 1996. Na excursão para o Japão o Guarani venceu o Verdy Kawasaki (atual Tokyo Verdy) e perdeu para o Kashima Antlers.
(Elenco do Guarani no Japão em 1996 - Foto: Arquivo pessoal)
Aproveitando o momento, o Guarani publicou nas suas redes sociais e escreveu "é uma honra ver a Rio, do grupo japonês NiziU, com o nosso manto".
(Fotos: Reddit)
E como todos os fãs costumam seguir as tendências lançadas pelos cantores de grupos de K-pop, as lojas na Coreia rapidamente começaram a produzir réplicas da camiseta em várias cores, incluindo, uma versão preta (cor tradicional da maior rival do Bugre, a Ponte Preta). Essas réplicas foram criadas por uma varejista, oferecendo aos consumidores a opção de escolher a cor desejada, indo além do verde e branco, incluindo versões em rosa, azul e até mesmo a “proibida” cor preta.
O uso da camisa do Guarani não vem do nada, a moda bloke core, que visa incorporar elementos esportivos, como as camisas, nos looks de streetstyle, está em alta, principalmente no TikTok.
“Essa repercussão foi totalmente inesperada para nós. Um alcance gigantesco, e uma conexão cultural até então impensável. Tivemos uma exposição imensa da marca, uma visibilidade muito grande no cenário internacional. Agora, o clube já trabalha para fazer mais barulho em cima disso. Em breve, o torcedor terá mais novidades dentro desse universo k-pop”, disse Adriano Hintze, do Conselho de Administração e responsável pelo departamento de marketing do Guarani, em comunicado oficial.