A Nike adotará uma estratégia nostálgica para o ano de 2025 reeditando a coleção Total 90, essa que marcou época, há vinte anos atrás, com chuteiras, bolas e uniformes.
No último dia 13 de dezembro, a Nike divulgou suas novidades no Nike SNKRS Showcase 2025 e as imagens mostraram novas colorways da chuteiras de futsal da linha que serão relançadas nas cores vinho, laranja e branco e dourado (a última é praticamente idêntica a um modelo utilizado na época por astros como Ronaldinho Gaúcho).
Além disso, a estética arrojada e o icônico logotipo circular marcaram a época, sendo facilmente reconhecidos até hoje. A volta da Total 90 pode vir com um toque de modernidade, incorporando tecnologias recentes, como Flyknit e Zoom Air, para atender às exigências do futebol atual, sem perder a essência que a consagrou.
(Foto: Nike)
A linha Total 90, conhecida por sua durabilidade e ajuste impecável, foi uma das favoritas de outros grandes craques, como Wayne Rooney e Luís Figo.
Edgar Davids, ex-jogador e craque do futebol holandês, já havia comparecido a um evento usando outra chuteira da linha que será relançada, nas cores prateada e branca.
Além das chuteiras, diversos canais especializados em esporte já dão como certo o relançamento de camisas no icônico template Total 90, que incluam linhas finas contornando os ombros, o Swoosh acima do ombro e os números das camisas das seleções em volta de um círculo.
(Foto: Reprodução)
Até mesmo Lionel Messi, patrocinado pela concorrente Adidas, já vestiu a coleção Total 90, tanto nas camisas do Barcelona quanto nas chuteiras em seu pé, durante o início de carreira, entre 2004 e 2005.
A expectativa é que em 2025 os terceiros uniformes dos principais times patrocinados pela Nike façam referência aos modelos de 20 anos atrás, o que incluirá o Corinthians.
De acordo com o site Footy Headlines, a Nike também relançara a icônica bola da Premier League, com materiais e texturas diferentes, mas mantendo a referência à coleção Total 90. Os modelos Total 90 ainda não possuem data de lançamento.
(Foto: Reprodução)
Essa estratégia da Nike reforçaria a tendência do mercado esportivo em trazer de volta produtos retrô que marcaram a história, combinando nostalgia com inovações tecnológicas. Esse movimento não só atrai fãs antigos como também conquista uma nova geração, curiosa em experimentar produtos com legado tão forte.