A Apple apresentou nesta segunda-feira (5) seus óculos de realidade virtual. O chamado Vision Pro marca a entrada da empresa neste segmento, que tem recebido investimentos de concorrentes como a Meta, dona do Facebook.
Os óculos podem ser controlados com os olhos, as mãos e a voz, além do teclado e do touchpad da empresa. Eles servem para assistir vídeos, fazer chamadas de vídeo, navegar na internet e controlar objetos virtuais em 3D, por exemplo.
O Vision Pro conta com duas telas 4K, sendo uma em cada lente. Quem usar o dispositivo, poderá ver o que está ao seu redor enquanto navega no sistema e escolher se o visor fica transparente para que outras pessoas possam ver seus olhos por meio do recurso EyeSight ("visão").
Por outro lado, quando o objetivo é focar no sistema, é possível bloquear a visão do ambiente externo. Isso é feito com o Environments ("ambientes"), recurso que exibe paisagens como papéis de parede.
O aparelho também conta com um sistema de câmeras e microfones que permite gravar vídeos e tirar fotos em 3D. Ele é usado para criar as chamadas Personas, representações digitais dos usuários que podem refletir movimentos do rosto e das mãos durante chamadas de vídeo.
Para o Vision Pro, a Apple criou o sistema operacional visionOS, que suporta centenas de aplicativos. O dispositivo é equipado com dois chips: o M2, lançado em 2022, e o novo R1, que processa o que é captado por 12 câmeras, 5 sensores e 6 microfones presentes nos óculos.
Segundo a Apple, os óculos foram pensados para serem usados enquanto estão ligados à tomada. Eles também terão uma bateria externa que permitirá até duas horas de uso de forma portátil.
O Vision Pro começará a ser vendido nos Estados Unidos no início de 2024 e custará U$ 3.499,00 (aprox. R$ 17.200) – como comparação, o Quest Pro, os óculos mais caros da Meta, custam U$ 999,00 (aprox. R$ 4.900).
A Apple não divulgou data de lançamento, nem preço dos óculos para o Brasil.