As câmeras digitais antigas estão de volta. Uma nova tendência entre jovens e celebridades é tirar fotos com máquinas da primeira década do século XXI, de 15 ou 20 anos atrás, e postar as imagens no Instagram e TikTok. A ideia é deixar de lado os celulares e suas câmeras.
Segundo uma reportagem do jornal New York Times, a hashtag #digitalcamera tem mais de 184 milhões de visualizações no TikTok.
Já aderiram ao retorno nostálgico artistas e influenciadoras, como a cantora Dua Lipa e as modelos Kylie Jenner e Bella Haddid, bem como brasileiras, como Bruna Marquezine e Rafa Kalimann. Mesmo em festivais de música, o uso das câmeras antigas têm crescido.
@guiguiszzzz minhas primeiras fotos usando ela! tô apaixonada (repostando pq o tiktok apagou 🥺) #cybershot #sonycybershot #photography #digitalcamera #2000s #fotografia ♬ Genesis - Grimes
@lucyinthesk fim de semana bao #fy ♬ Whisky a Go-Go - Roupa Nova
Da mesma forma que, nos idos de 2007, houve uma moda de praticar fotografia analógica, recorrendo à revelação de filme em sala escura, hoje são as câmeras digitais de 2007 que trazem esse ar retrô.
"As pessoas estão percebendo que é legal ter algo que não esteja no seu telefone", explicou o fotógrafo Mark Hunter, ao jornal The New York Times.
Hunter, que fotografava imagens da vida noturna em meados dos anos 2000, tem sido contratado hoje para fazer registros de celebridades usando as mesmas câmeras das quais dispunha há 15 anos.Segundo ele, é a diferença com relação ao resultado de fotos feitas com as câmeras dos smartphones que deixa as pessoas empolgadas.
A confirmação do que Hunter diz está na fala de outro personagem ouvido pela matéria: Rudra Sondhi, estudante universitário de 18 anos, que adotou a antiga câmera digital de sua avó para produzir as próprias imagens.
A facilidade de uma câmera de smartphone parece ser desestimuladora para ele: "quando vejo minhas fotos digitais, tenho memórias bem específicas sobre elas. Já quando passo pelo rolo da câmera do meu celular, eu meio que só lembro do momento e não tem nada de especial".