Elon Musk apostou em um ciborgue - que possui sensores próprios e inteligência artificial (IA). Batizado de Optimus, o robô utiliza a mesma tecnologia que já é adotada em automóveis da Tesla que contam com direção autônoma.
A criação foi apresentada no palco da Tesla AI Day 2022, evento anual da fabricante de carros elétricos dedicado à inteligência artificial. Na ocasião, Optimus se apresentou à plateia e se movimentou pelo palco da conferência pela primeira vez sem um cordão “umbilical” conectado a uma fonte energia, explicou Musk.
Segundo a montadora, o robô terá capacidade de realizar tarefas sozinho por causa dos avanços em reconhecimento de objetos e IA vistos nos automóveis da companhia. De acordo com a companhia, com adaptações ao corpo humanóide consegue levantar caixas ou pegar um regador e aguar plantas de um jardim.
A criação contará com conexão Wi-Fi e de celular, além de recursos de áudio e cibersegurança. A bateria tem capacidade de 2,3 kWh.
"É uma transformação fundamental na civilização como hoje conhecemos", disse o bilionário
Ele afirma que o diferencial do Optimus é ter a possibilidade de ser produzido rapidamente em grande quantidade pelas fábricas da Tesla, enquanto outras empresas rivais têm menor escala de fabricação.
“Isso significa um futuro de abundância. Um futuro em que não há pobreza. Você pode ter o que quiser em termos de produtos e serviços”, declarou Musk.