Megafestivais voltam ao palco no exterior, mas continuam adiados no Brasil

Megafestivais voltam ao palco no exterior, mas continuam adiados no Brasil

Foo Fighters, Post Malone, Miley Cyrus e outras dezenas de atrações estão confirmadas para se apresentar – in loco e para milhares de pessoas – na versão norte-americana do Lollapalooza que acontece de 29 de Julho a 1º de Agosto, em Chicago.

Ao contrário da edição brasileira, marcada para Abril de 2020 e adiada três vezes por causa da pandemia (a última para a otimista data de Março de 2022), nos Estados Unidos, o reencontro com o público já é realidade.

Otimista com a expressiva redução de casos da COVID-19 no país, que vacinou com duas doses 130 milhões de pessoas (40% da população), o festival Lollapalooza vende ingressos desde 18 de Maio. Cem mil pessoas são esperadas no Grant Park. No entanto, será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação ou do teste negativo de COVID-19 feito até 24 horas antes de cada dia de show.

Com previsão de vacinar 70% da população adulta até Julho, como anunciou o presidente Joe Biden, megaeventos já se preparam para receber o público. O Riot Fest, um dos maiores festivais do mundo voltados para o punk rock e rock alternativo, anunciou poderosa seleção de atrações, destacando-se Faith No More, Smashing Pumpkins, Pixies e Nine Inch Nails. Os shows ocorrerão de 17 a 19 de Setembro, com ingressos já esgotados para o terceiro dia. A previsão é receber 50 mil pessoas.

Nos Estados Unidos, a lista de supereventos confirmados para o segundo semestre inclui o Governors Ball. Cancelado em 2020 e considerado um dos maiores de Nova York, o festival, realizado há 10 anos, está marcado para 24 a 26 de Setembro. Subirão ao palco Billie Eilish, Post Malone e J Balvin. Parte dos lotes de ingressos já acabou.

“Construir uma recuperação para todos nós significa nos reconectar a eventos icônicos que fazem de Nova York o maior destino turístico do mundo”, disse o prefeito Bill de Blasio, em comunicado sobre o festival.
Outros eventos de grande porte nos Estados Unidos anunciaram agendas recentemente. Nem todos adotaram o rigor do Lollapalooza em relação à exigência de testes e vacinação.

(Foto: Getty Images)

Na Oceania, onde a pandemia foi controlada, shows com dezenas de milhares de pessoas ocorrem desde Março, quando a banda Midnight Oil tocou na Austrália para 13 mil espectadores, sem máscaras ou medidas restritivas.

Na Nova Zelândia, a banda local Six60 lotou estádios para 30 mil e 50 mil pessoas. O país de 4,9 milhões de habitantes registrou apenas 26 mortes desde o início da pandemia.

Na Europa, a cautela vem pautando a volta de megaeventos. Testes foram realizados em shows com até 5 mil pessoas e aferição posterior dos espectadores. Em Barcelona, na Espanha, no fim de março, a taxa de contágio praticamente nula surpreendeu.

Em Liverpool, na Inglaterra, o festival Covid Trial, realizado no início de maio, fez parte do projeto do governo para avaliar medidas a serem adotadas a partir de 21 de junho, quando serão suspensas as principais restrições relativas ao coronavírus.

No Brasil, onde apenas 18,5 milhões de pessoas (8,8% da população) receberam as duas doses da vacina e não há previsão concreta sobre quando os adultos estarão totalmente imunizados, fica difícil pensar em festivais de música em 2021.

Além do Lollapalooza, que trabalha com a previsão de ocorrer de 25 a 27 de Março, em São Paulo, o Rock in Rio ficou para 2022. Programado para 2021, o tradicional festival carioca foi remarcado para 2 a 11 de Setembro do ano que vem.

(Foto: Fabio Tito / G1)

“O Rock in Rio mobiliza pessoas dentro e fora da Cidade do Rock. Recebemos turistas de absolutamente todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, além de mais de 70 países. São 28 mil pessoas trabalhando para levar festa e alegria para as 700 mil pessoas que nos visitam. Vamos preservar vidas neste momento”, disse Roberto Medina, presidente e idealizador do festival, em comunicado oficial sobre a nova data.

Ainda não há confirmação das atrações internacionais para 2022 nem data para o início da venda de ingressos. A presença de artistas estrangeiros no Rock in Rio dependerá de condições favoráveis ao trânsito internacional de cidadãos.

Diante da reabertura do mercado de shows no exterior, artistas articulam apresentações em outros países. É o caso das duplas Zé Neto & Cristiano e Jorge & Mateus, dois dos 10 nomes mais ouvidos no Spotify brasileiro em 2020. Em 4 e 5 de Setembro, os sertanejos vão cantar no Summer Festival, em Miami e Boston. Ingressos custam a partir de U$ 115,00 (Aprox. R$ 611,00).

Se os sertanejos fizeram sucesso com as lives, a aposta agora é na possibilidade de cruzar fronteiras para voltar aos palcos. Ainda sem confirmar datas, Gusttavo Lima anunciou turnê pelos Estados Unidos. Marília Mendonça, após alguns adiamentos, confirmou tour europeu em Novembro. Inicialmente, o giro por Inglaterra, Bélgica, Suíça e Portugal ocorreria em Março, mas foi adiado.

Todos mantêm a esperança em que tudo volte "ao norma" ainda em 2021.