Em agosto de 2023, o hip-hop completa 50 anos do seu surgimento e, como parte das comemorações, a Netflix está lançando um novo documentário homenageando algumas das maiores rappers de todos os tempos.
A série documental visa destacar as mulheres pioneiras que desempenharam um papel fundamental na formação da história do rap.
‘Ladies First: A Story of Women in Hip-Hop’ é dividido em quatro episódios que apresentam relatos que vão desde rappers veteranas como Queen Latifah, MC Lyte ,Sha Rock, Remy Ma, Yo-Yo, Roxanne Shante, Da Brat, Monie Love, Bahamadia e Rah Digga, até artistas de destaque do atual cenário incluindo Latto, Saweetie, Coi Leray, Chika, Rapsody, Kash Doll e Tierra Whack.
“Esta série documental oportuna e limitada recontextualiza o papel que as mulheres irreprimíveis do hip-hop desempenharam ao longo dos 50 anos do gênero revolucionário, reinserindo-as no cânone a que pertencem: no centro, desde o primeiro dia até os dias atuais”, escreveu a Netflix.
A docusérie também apresenta outros nomes importantes do jornalismo e moda que contribuíram e estudam a história do gênero.
“Já passamos por muita coisa. Recuamos e sempre continuaremos de pé”, aponta Queen Latifah.
Inclusive, o nome da produção recebeu o mesmo título do hino feminista lançado por Latifah em seu disco de estreia All Hail the Queen, de 1989.
‘Ladies First: A Story of Women in Hip-Hop’ foi lançada no dia 09 de agosto e está disponível, exclusivamente, na Netflix.