A Lacoste lança mais um tênis e foca importância ao mercado brasileiro

A Lacoste lança mais um tênis e foca importância ao mercado brasileiro

A princípio é apenas mais um lançamento de tênis, mas isso envolve uma marca que cresceu 26% no ano passado graças, em boa parte, ao setor de calçados e aos bons resultados do mercado brasileiro.

Lacoste apresentou para franqueados e convidados em seu Brand Day, na cidade de São Paulo, o L003 Neo, novo modelo da linha de footwear. Um tênis colorido e arrojado, distante da imagem clássica da marca.

A silhueta tem como base uma sola volumosa e moderna, cabedal que mistura neoprene e malha, um fecho entrelaçado, perfurações atrativas e o logo do crocodilo na lateral. Entre as opções de cores estão o amarelo neon, que remete ao dinamismo da bola de tênis e à história da Lacoste.

Outras cores estão disponíveis, como o rosa e o turquesa monocromático mais chamativos e os mais clássicos all black e cáqui. O modelo recém-lançado globalmente chega ao Brasil neste mês por R$ 1.189,00. 

(Fotos: Lacoste)

Mas por que, afinal, esse lançamento é importante? Existe uma razão conceitual e existe uma explicação que passa pelos números. O L003 Neo traz o conforto da performance com o conceito da alta costura. Segundo a Lacoste, representa a visão da marca, de ser a marca mais inspiradora de fashion sport.

O tênis também é uma amplificação dos valores da Lacoste, que passa por moda, tênis, cultura, estilo, design, modernidade e constante quebra de regras. A campanha foi filmada em Londres e é estrelada por seus embaixadores Ella Mai & Midwxst.

 

A importância desse lançamento também pode ser entendida em uma entrevista recente do CEO Thierry Guibert, que abriu alguns números, algo pouco usual à empresa familiar MF Brands, dona da marca. O principal resultado: a Lacoste cresceu 26% no ano passado em relação a 2021, com um faturamento pouco superior a € 2,5 bilhões (aprox. R$ 13,8 bi).

Em 2021 a Lacoste já havia chegado ao faturamento de 2019, antes da pandemia, segundo Guibert. E onde esse crescimento aconteceu? A Ásia registrou 20% sem contar a China, a Europa quase 30%, 24% nos Estados Unidos. O maior percentual aconteceu na América do Sul: 60%.

Dentro da América do sul, onde a Lacoste mais cresceu no mundo, o país de maior destaque é o Brasil. O mercado brasileiro representa 60% da região. Portanto, é justamente para cá que estão voltados os olhos da marca do crocodilo.

Em entrevista, o CEO da marca para a América Latina, Pedro Zannoni, já havia destacado que o Brasil está entre os quatro principais mercados para a Lacoste. Agora, segundo os dados divulgados, mais do que nunca.

É nos sneakers que a Lacoste enxerga seu futuro. Isso graças principalmente ao rejuvenescimento dos clientes. “Conquistamos maciçamente a geração Z e os millenials com vários projetos envolvendo muitas comunidades criativas ao nosso redor”, disse Guibert.

Os calçados representam hoje cerca de 20% das vendas da Lacoste. A marca acredita ser possível triplicar esse número nos próximos quatro anos. “É onde enxergamos maior potencial”, afirma o CEO.

Outra categoria com potencial para a Lacoste é a de roupas femininas, que hoje representa apenas 17% das vendas do total de vestimenta. A maior parte das mulheres que entra hoje nas lojas é para comprar para os homens. Guibert acredita que há espaço para crescer entre 5% e 10% desse market share a curto prazo.

O total de vendas de € 2,5 bilhões estava previsto para 2024. Ou seja, a marca foi atingida dois anos antes do prazo. Dessa forma, a meta para 2026 também foi revisada: passou de € 3 bilhões para € 4 bilhões. Vai ser necessário vender muito sneaker até lá. Mas o caminho, inclusive no Brasil, está traçado.