As ações da Adidas despencaram na manhã desta sexta-feira (10) depois que a empresa alegou que pode perder centenas de milhões de dólares este ano com sua parceria fracassada com Kanye West.
A empresa disse na noite de ontem (9) que ainda está analisando se vai descartar o montante de mercadorias Yeezy não vendidas que sobraram da parceria e alertou sobre um “impacto adverso significativo de não vender o estoque existente”.
Executivos da marca apontam que esperam perder cerca de U$ 1,3 bilhão (R$ 6,7 bi) em receita e cerca de U$ 535 milhões (R$ 2,7 bi) em lucro operacional este ano se não puder vender os produtos.
(Foto: dollars and sense)
A Adidas também previu queda nas vendas e custos pontuais de cerca de U$ 214 milhões (R$ 1,1 bi) este ano, o que pode levar a empresa a um prejuízo operacional de quase U$ 750 milhões (R$ 3,9 bi) em 2023.
O executivo-chefe da Adidas, Bjørn Gulden, disse que 2023 será um “ano de transição para definir a base para voltar a ser uma empresa crescente e rentável”. Segundo ele, a Adidas tem “todos os ingredientes para ter sucesso”, mas só precisa de “algum tempo” para se reconstruir.
A Adidas deve retornar ao crescimento lucrativo em 2024, disse a empresa em comunicado. “Precisamos juntar as peças novamente, mas estou convencido de que com o tempo faremos a Adidas brilhar novamente”, disse Gulden.
A empresa deve divulgar seus resultados completos de 2022 no início de março.