Afetada pela China, Adidas reduz projeções anuais

Afetada pela China, Adidas reduz projeções anuais

A  Adidas anunciou, recentemente, a redução da sua previsão de lucros para 2022, em sequência da queda nas vendas na China devido às restrições sanitárias relacionadas com a COVID-19 e à desaceleração econômica nos mercados ocidentais.

O grupo alemão espera um lucro líquido de € 500 milhões (aprox. R$ 2.505,05 bi) este ano, contra € 1,3 bilhão esperados ainda em agosto, segundo um comunicado. Os seus ganhos deverão subir a uma "taxa média de um dígito", contra uma estimativa anterior de uma "taxa média a elevada de um dígito". Estas novas previsões "consideram uma deterioração das tendências na China”, acrescenta a Adidas, que aponta para as "contínuas restrições generalizadas relacionadas com a COVID-19".
 
O grupo sofre igualmente com a "redução da demandas do consumidores nos principais mercados ocidentais"desde o início de setembro, num contexto de abrandamento econômico relacionado à inflação.

(Foto: Getty Images)

A empresa alemã sofre há vários meses com a rigorosa política sanitária da China em relação à COVID-19, que está dificultando a sua atividade no país onde a marca esportiva se desenvolveu fortemente nos últimos anos. As vendas no país caíram de uma "taxa elevada de dois dígitos" durante o terceiro trimestre, segundo a Adidas. A empresa está muito exposta na China, que representa “3 bilhões de euros em vendas" por ano, ou 16% de todas as suas vendas no mundo.
 
O lucro líquido do terceiro trimestre atingiu € 179 milhões, contra € 479 milhões no ano passado, nomeadamente devido à "liquidação das atividades na Rússia", aprofundou ainda a Adidas. O grupo anunciou no início do ano a suspensão das suas atividades na Rússia, com uma perda de lucros estimada em € 250 milhões em 2022, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia.
 
Um raro ponto positivo: o efeito estimulante da Copa do Mundo de Futebol 2022, que deverá permitir ao grupo atingir um crescimento de "dois dígitos" no seu volume de negócios no quarto trimestre.
 
A Adidas divulgará os seus resultados completos em 9 de novembro.