A passagem de Sarah Burton à frente da Alexander McQueen durou 13 anos, e o desfile da Semana de Moda de Paris foi a última apresentação dela como diretora criativa. Nesta terça (3), a grife anunciou o novo nome para o cargo: Seán McGirr.
A trajetória de McGirr foi destacada pela etiqueta no anúncio feito nas redes sociais. O diretor criativo já foi chefe do ready-to-wear de JW Anderson, além de ter passagens pela Dries Van Noten e ter sido assistente da Burberry e da Vogue Hommes Japan.
Nascido em Dublin, na Irlanda, ele se formou na Central Saint Martins em Londres, com Master of Arts in Fashion em 2014. Em 2012, o site Huffington Post do Reino Unido elencou o estilista como um dos "para ficar de olho"; para a publicação, ele mencionou que usa como inspiração a música e a arte para capturar a "pureza do espírito da juventude", à época.
Séan McGirr (Reprodução / Instagram)
"Com a sua experiência, personalidade e energia criativa, ele trará uma linguagem criativa poderosa para Alexander McQueen, ao mesmo tempo que desenvolve a sua herança única", disse o CEO da marca, Gianfilippo Testa.
A grife faz parte do grupo global de luxo Kering, que nesta temporada, também anunciou a estreia de Sabato De Sarno na Gucci.
Alexander McQueen é uma marca britânica fundada em 1992 e que, segundo o comunicado, tem forte DNA criativo e "representa o poder da individualidade, a força subversiva e a elegância desafiadora".