O Etsy, site americano de comércio eletrônico lançado em 2005 e que tem como foco o comércio de itens feitos a mão, produtos usados e materiais para artesanato, comprou o app de revenda de moda Depop por U$ 1,6 bilhão.
A transação deverá ser fechada no final de 2021, e a Depop manterá sua equipe de liderança e sua sede na cidade de Londres.
As duas empresas disseram ter visto um ajuste claro e preciso entre o modelo de revenda online do Depop e a plataforma Etsy, que opera um dos maiores mercados e conecta criadores e artesãos independentes com seus consumidores de modo online há mais de 15 anos.
O Depop, que tem mais de 90% dos seus consumidores ativos provenientes da Geração Z, detalha que terá como objetivo alavancar a tecnologia da Etsy, o marketing e a experiência em produtos para "acelerar sua missão de construir um ambiente mais progressivo" para a moda, de acordo com o crescimento do mercado da revenda.
No início deste ano, a Vestiaire Collective também recebeu um investimento de U$ 216 milhões da Kering e da Tiger Global, enquanto a Vinted, outro mercado de revenda, recebeu uma nova rodada de investimentos que disparou sua avaliação pré-monetária para € 3,5 bilhões.
“Estamos em uma jornada e levaremos o Depop para um lugar onde a próxima geração possa explorar a moda e fazer parte de uma comunidade que está mudando a maneira como fazemos compras. Nossa comunidade é formada por pessoas que estão criando um novo sistema de moda, estabelecendo novas tendências e construindo o novo a partir do antigo. Eles vêm para o Depop atraídos por roupas, mas permanecem pela cultura ”, disse Maria Raga, executiva-chefe do Depop, acrescentando que o objetivo da empresa é construir a força de um público já existente, e alavancar ainda mais os recursos da empresa.
(Foto: Getty Images)
De acordo com a empresa, o Depop teve uma receita de U$ 70 milhões no ano passado - um aumento de 100% ano a ano.
A plataforma Etsy disse que seu crescimento constante e o forte reconhecimento da marca entre os compradores da Geração Z tornaram o Depop um alvo atraente.
“Acreditamos que Depop é o melhor caminho em termos de revenda para os consumidores da Geração Z. Existe um público apaixonado, uma oferta altamente diferenciada de itens exclusivos e um potencial significativo e de larga escala”, disse Josh Silverman, CEO da Etsy Inc.
“A equipe de gerenciamento e os funcionários do Depop têm feito um trabalho fantástico, alimentando e impulsionando o crescimento orgânico e autêntico de uma forma que se alinha bem com o DNA e a missão da Etsy. Vemos oportunidades significativas para uma experiência compartilhada, além de sinergias de crescimento no que agora será um enorme portfólio de duas marcas”, finaliza Silverman.