A Foot Locker Inc. registrou um início pouco sólido para o ano fiscal e trabalha para reposicionar sua demanda física e planeja fechar a maioria das lojas sob a bandeira Footaction.
A empresa anunciou, em conjunto com um relatório financeiro, que planeja converter cerca de um terço de suas lojas Footaction em “outros conceitos existentes” ao longo do ano e planeja “focar no crescimento de negócios icônicos”.
Como parte da mudança, a Foot Locker pretende fechar permanentemente a maioria das lojas Footaction restantes conforme seus contratos expirem nos próximos dois anos. A empresa “acredita que esta decisão estratégica permitirá abordar um melhor atendimento aos seus consumidores em um mercado pós-pandemia”.
Ao longo do trimestre, a rede sediada em Nova York abriu 12 novas lojas, remodelou ou realocou 15 outposts e fechou 58 unidades. No início de Maio, operava com 2.952 lojas em 27 países na América do Norte, Europa, Ásia, Austrália e Nova Zelândia. Além disso, possui 131 lojas franqueadas no Oriente Médio.
(Foto: Footaction)
Recentemente, a Foot Locker relatou lucro ajustado de U$ 1,96 por ação nos três meses encerrados em 1º de Maio, em comparação com uma perda de 67 centavos por ação no mesmo período do ano passado. Wall Street previa lucro de U$ 1,09 por ação. A receita avançou 83,1%, para U$ 2,15 bilhões, contra as projeções dos observadores do mercado de U$ 1,88 bilhão.
Em um comunicado, o presidente e CEO Dick Johnson disse que estava “extremamente satisfeito” com o desempenho do primeiro trimestre - em relação não apenas ao trimestre impactado pela COVID-19 em 2020, mas também ao mesmo período em 2019.
A Foot Locker, que não forneceu orientação para o ano inteiro, encerrou o período com caixa e equivalentes que totalizaram U$ 1,96 bilhão, enquanto a dívida em seu balanço era de U$ 109 milhões. Ela compartilhou que investiu U$ 51 milhões em sua frota de lojas, plataformas digitais, cadeia de suprimentos e recursos de logística, bem como outras infraestruturas.
"Ao mesmo tempo, continuamos exercendo a gestão de despesas e, ao mesmo tempo, investiremos em estrategias para nossos negócios. É importante ressaltar que a saúde de nossos negócios e nossa posição financeira são fortes, o que nos permite continuarmos no avanço de nossas iniciativas estratégicas", finaliza Johnson.