A Gap Inc. divulgou recentemente os relatórios internos do quarto trimestre de 2022, indicando que a empresa está sofrendo um declínio em termos de participação de mercado.
A empresa relata uma perda acentuada no último trimestre do ano passado em comparação com o mesmo período do ano anterior, ao mesmo tempo em que lida com grandes perdas em termos de gerenciamento de alto nível.
No final do quarto trimestre de 2022, a Gap perdeu U$ 273 milhões (aprox. R$ 1,4 bi) em receita em comparação com U$ 16 milhões (R$ 83,4 mi) no mesmo período do ano anterior. As vendas líquidas de U$ 4,24 bilhões (R$ 22,1 bi) caíram 6% em relação ao ano anterior, enquanto as vendas comparáveis caíram 5% ano a ano.
As vendas no varejo também tiveram uma queda de 3% e as vendas online em uma porcentagem ainda maior, 10%. As vendas online representam atualmente 41% do total de vendas da Gap.
(Foto: Yahoo Finance)
O setor administrativo conta com a saída do diretor de crescimento Asheesh Saksena, com Mary Beth Laughton, que é presidente e diretora executiva da Athleta, e Sheila Peters, diretora de recursos humanos, que deve sair no final do ano.
Bob Martin, presidente executivo e CEO interino da Gap Inc., disse em um comunicado que: “Para entrar no ano fiscal de 2023 em uma posição mais competitiva, tomamos medidas rápidas e eficazes para eliminar o excesso de estoque. Melhoramos o equilíbrio do sortimento, principalmente na Old Navy, e vamos otimizar significativamente nossa estrutura de custos, resultando em U$ 550 milhões em economia anual”.
Ele acrescenta que: “O conselho está prestes a escolher o próximo CEO da Gap Inc. Como resultado do trabalho que temos em andamento para construir uma base mais sólida e restaurar a força criativa da empresa, estamos otimistas de que isso proporcionará ao nosso novo líder uma demanda mais rápida na condução de um crescimento consistente e lucrativo a longo prazo”.
Apesar das colaborações contínuas com grandes nomes do streetwear, incluindo Dapper Dan e The Brooklyn Circus, a Gap ainda está sofrendo uma grande perda em todas as suas divisões. No quarto trimestre, a Old Navy também registrou uma queda nas vendas líquidas de 6%, totalizando U$ 2,2 milhões.
O declínio da Gap também se deve ao encerramento da linha Yeezy Gap, impactando em uma queda de 2%. A Gap teve uma queda de 9% nas vendas líquidas, o que totaliza U$ 1,1 bilhão. Quanto às vendas líquidas da Banana Republic no quarto trimestre, a marca alcançou U$ 578 milhões, uma queda de 6% em relação ao ano anterior.