As Havaianas são consideradas o calçado mais famoso do Brasil, ganhou visibilidade internacional a partir dos anos 2000 e hoje pode ser adquirida em mais de 150 países.
Como essa internacionalização da marca começou, quem teve a ideia de transformar o “chinelo de dedo” num ícone brasileiro e assim exportá-lo como um objeto quase que cultural?
A resposta de todas as perguntas estão em: “Havaianas: A internacionalização de um ícone brasileiro” da Lisbon International Press, compilado que descortina essas e várias outras curiosidades sobre a marca.
Nesse sentido, entre os anos de 2000 e 2010, as vendas das Havaianas aumentaram de forma estratosférica: passaram de 9 para mais de 80 países e chegaram aos pés de milhões de pessoas em 5 continentes. O produto, inclusive, ganhou ainda status de ‘top of mind’, prestígio jamais alcançado por outra marca brasileira de qualquer segmento de mercado.
(Foto: Lisbon International Press)
As Havaianas são um item usado por pessoas comuns e famosas, capaz de gerar interesse para a criação de parcerias com estilistas dos mais renomados. Assim, elas são donas de substancial fatia do mercado e gozam de destaque na imprensa nacional e internacional, fatores que fazem o “Case Havaianas” ser amplamente estudado e debatido por especialistas de mercado. Dessa forma, as sandálias são motivo de orgulho dos brasileiros quando vemos alguém de outro país calçando as “nossas sandálias”.
“Diferenciar as Havaianas de sandálias baratas produzidas na Asia, quando ainda não era conhecida no exterior foi um grande desafio. Mantivemos o foco na proposta de valor da marca que representávamos e, aos poucos, conseguimos transpor tais barreiras, firmando a marca de fato numa nova categoria”, afirma Alexandre Utino, um dos coautores de “Havaianas: A internacionalização de um ícone brasileiro”.
Em seu planejamento de expansão, a Alpargatas (empresa criadora e dona das Havaianas) desenvolveu um seleto time de profissionais para catapultar a marca do Brasil para o exterior. Dessa forma, Alexandre Utino, Eduardo Bissoli, Renato Pinheiro e Sérgio Sanches foram contratados para trabalhar em um projeto de internacionalização da empresa a partir do ano 2000.
“Durante muitos anos, sempre surgiram dúvidas de pessoas próximas, de como as Havaianas conseguiram participar de eventos de repercussão mundial como o Oscar da academia de Holllywood ou dos desfiles de moda mais badalados de Nova Iorque. Nesta obra, explicamos os detalhes de como foi negociar e preparar a participação nestes eventos”, explica Eduardo Bissoli, executivo que trabalhou na Alpargatas e também é um dos autores desta obra.
Apesar do grande sucesso obtido pela marca, o livro não pode ser considerado um conto de fadas ou mesmo uma história sem percalços. “Havaianas: A internacionalização de um ícone brasileiro” convoca o leitor a entender um pouco mais da história de uma marca que deixou de calçar apenas os pés de brasileiros para explorar o mundo, adaptando-se para atender as necessidades de cada mercado que escolhia desbravar.
A obra tem lançamento marcado para o dia 10 de agosto, às 18h00, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi em São Paulo.