O grupo Natura &Co comunicou ao mercado, no início do mês, que assinou um acordo com a L’ Oréal e vendeu a marca australiana Aesop, criada em 1987. O negócio é avaliado em U$ 2,525 bilhões (aprox. R$ 12,6 bi).
A Aesop foi criada em Melbourne, em 1987, tendo presença em mais de 20 países, de acordo com a Natura&Co, que comprou o controle da marca australiana em 2013 e adquiriu o restante em 2016
A marca se firmou como uma marca bem posicionada e original com foco em produtos naturais, branding minimalista e lojas autorais assinadas por arquitetos renomados.
(Foto: Architect Magazine)
“A transação irá suportar a desalavancagem financeira da Natura &Co e posicioná-la para focar em suas prioridades estratégicas, especialmente na integração na América Latina, assim como na otimização geográfica da Avon Internacional e melhora continua da The Body Shop, com rígida disciplina financeira”, afirmou a companhia em comunicado.
A Natura informou que o preço será pago no fechamento da transação, o qual é esperado para o terceiro trimestre de 2023 e está sujeito às aprovações regulatórias.
Avaliada como um ativo bom, mas de pouca representatividade dentro do grupo, a Aesop entrou no radar dos analistas no fim do ano passado, quando a companhia admitiu que estudava alternativas para a operação. Inicialmente, todos os cenários estavam à mesa, desde uma separação da marca em uma nova empresa até a negociação de uma fatia da unidade.
(Foto: Architect Magazine)
A empresa vem passando por uma restruturação após a chegada do novo CEO Fabio Barbosa, anunciado em junho do ano passado. Além da intenção de vender a Aesop, que já tinha sido divulgada, a empresa também vem reduzindo o número de lojas, após uma série de resultados negativos recentes.
No Brasil, a Aesop tem duas lojas localizadas em São Paulo.
A Natura também anunciou no último dia 19 que o presidente da marca The Body Shop, David Philip Boynton, deixará o cargo, a partir de 21 abril de 2023. O grupo nomeou o executivo Ian Martin Bickley como interino.
Segundo a companhia, Bickley trabalhará com a equipe de liderança da marca para refinar o plano de negócios e a agenda de transformação da unidade.
Além disso, o novo presidente ajudará na estratégia de acelerar a recuperação de rentabilidade e conversão de caixa, assim como o retorno de uma receita sustentável, de acordo com a empresa.
O executivo também trabalhará com a liderança da Natura na busca de um sucessor permanente.