Nike e Adidas estão tendo que “dividir” espaço com novas marcas

Nike e Adidas estão tendo que “dividir” espaço com novas marcas

O domínio, que já acontece há décadas, de marcas como Nike e Adidas no mercado global de tênis está sendo desafiado. As gigantes ainda ocupam o topo — com cerca de 20% (Nike) e 10% (Adidas) de market share —, mas a folga começou a diminuir. Isso porque marcas como Skechers, On Running, Hoka, Anta e Li-Ning estão chegando cada vez mais perto.

O tênis virou símbolo de identidade, conforto e performance e nesse novo momento, o peso de uma logomarca já não basta — é preciso entregar experiência, tecnologia e representatividade.

Apesar da liderança, as duas gigantes vivem um momento de incerteza, mudanças desgastes. A saturação de lançamentos, estoques encalhados e perda de poder de precificação, diante de rivais mais ágeis, têm afetado margens e relevância cultural, especialmente entre os mais jovens.

(Foto: www.juksy.com)

Os modelos Air Jordan ainda representa 14% da receita, mas perderam exclusividade. A encerrada parceria bilionária entre Adidas e Kanye West fez a marca se reinventar com o revival das linhas Samba Gazelle.

A On Running virou e é a maior referência entre os atletas, com modelos como Cloudmonster e a participação de Roger Federer como sócio.

Skechers, antes vista como alternativa fora do radar da moda, conquistou o consumidor que busca preço justo e conforto extremo — e foi parar no radar dos bilionários da 3G Capital, que pagaram U$ 9,4 bilhões (aprox. R$ 53,2 bi) pela marca.

Já a Hoka, com seus solados robustos e pegada fashion, cresceu 28% em 2024 e responde por quase metade do faturamento da Deckers Brands.

No circuito das grandes maratonas, Adidas e Nike ainda dominam, mas On e Asics começam a aparecer no pódio.