Nike não aprova criação da Max 1, marca de roupas do piloto Max Verstappen

Nike não aprova criação da Max 1, marca de roupas do piloto Max Verstappen

As roupas e bonés do piloto Max Verstappen são particularmente populares na Holanda, assim como os produtos lançados com o nome do campeão holandês e sua equipe Red Bull de Fórmula 1.

Exatamente por isso, Verstappen gostaria de criar sua própria marca de roupas, mas, acabou sendo ‘parado’ por uma gigante do mercado esportivo: a Nike

O nome do projeto já existia: Max 1. Para registrar os direitos, foi feito um pedido em 10 de dezembro de 2021 para a marca nominativa Max 1. No entanto, agora Verstappen deve procurar um novo nome para sua linha de roupas, de acordo com uma decisão do Instituto de Propriedade Intelectual do Benelux.

A Nike apresentou uma oposição ao nome Max 1 em fevereiro de 2022. A empresa americana acredita que o nome da linha de roupas de Verstappen é muito semelhante à linha de produtos Air Max que ela mesma produz, de modo que os produtos do Max 1 podem ser vistos se tornando parte da família Air Max.

(Foto: XPB Images Ltd / Alamy Stock Photo)

Além disso, os produtos da nova marca de do holandês cairiam na mesma categoria de produto dos produtos Air Max da Nike. No final de fevereiro, o Instituto de Propriedade Intelectual do Benelux julgou o caso e deu ganho de caso para a marca esportiva. Isso significa que o bicampeão mundial precisa procurar um novo nome para sua coleção de roupas.

“Os produtos em questão são parcialmente idênticos e parcialmente semelhantes. Visual e foneticamente, há um certo grau de semelhança entre os sinais”, detalha a decisão.

“Com base nestes e nos outros fatores acima referidos e dada a sua interdependência, o Instituto considera que existe um risco de confusão na medida em que o público pode pensar que os produtos abrangidos pelas marcas invocadas e os do sinal contestado provêm da mesma empresa ou, se for o caso, de empresas economicamente vinculadas”.

Como é prática comum no setor de vestuário que uma mesma marca seja configurada de maneiras diferentes, o público relevante também pode pensar que o sinal impugnado é uma submarca do adversário.