A Porsche entrou na Bolsa de Frankfurt e se tornou a marca de luxo mais valiosa do mundo. A abertura de capital no fim de setembro foi o maior IPO da Alemanha em mais de 25 anos, com a movimentação de € 9,4 bilhões (aprox. R$ 47 bi) em compra de ações.
Neste ano, a Porsche perdeu 2% em valor de marca quando comparado com 2021, mas se manteve em primeiro lugar como a marca de luxo mais valiosa do mundo, de acordo com a Brand Finance. Nos últimos cinco anos a empresa manteve a sua liderança, saindo de um valor de U$ 19,05 bilhões em 2018 para os atuais U$ 33,7 bilhões – uma valorização de 77% no período.
“A nova listagem da Porsche na bolsa de valores demonstra o valor da marca de uma maneira muito visceral, parecida com o spin-off da Ferrari liderada por Sergio Marchionne anos atrás”, diz Alex Haigh, diretor financeiro da consultoria.
(Foto: Reuters)
Depois da Porsche, o ranking, da Brand Finance, é composto por grifes de vestuário e acessórios, com Louis Vuitton e Gucci na segunda e terceira colocações.
Outro destaque deste ano para a Brand Finance é a Estée Lauder, que entrou para o top dez das marcas de luxo mais valiosas do mundo com seu valor estimado em U$ 7,9 bilhões.
Entre as empresas que perderam valor no último ano, a Ferrari perdeu 13%, saindo de uma avaliação de U$ 9,2 bilhões no ano passado para os atuais U$ 8 bilhões.
A consultoria destaca que a migração para veículos elétricos representa um desafio e uma oportunidade para a marca, “pois [a Ferrari] busca construir seu primeiro veículo totalmente elétrico até 2025 e prevê que os veículos elétricos representem 40% de sua oferta de produtos até 2030”.
Confira o top dez das marcas de luxo mais valiosas do mundo (em U$ bilhões):
Porsche – 33,7
Louis Vuitton – 23,4
Gucci – 18,0
Chanel – 15,2
Hermès – 13,5
Cartier – 12,4
Dior – 9,0
Rolex – 8,4
Ferrari – 8,0
Estée Lauder – 7,9