O maior estádio de futebol do mundo está sendo construído na cidade chinesa de Guangzhou a um custo estimado de US $ 1,7 bilhão (Aprox. R$ 9,06 bilhões), e os trabalhos já foram iniciados.
A atraente arena do clube Guangzhou Evergrande, está sendo projetada em forma de flor de lótus e terá 100.000 lugares, com previsão de ser concluída em 2022, tornando-a maior que o Camp Nou da equipe do Barcelona.
Xia Haijun, presidente do conglomerado imobiliário e Grupo Evergrande, disse a jornalistas durante a cerimônia reveladora, que a ideia é fazer com que o estádio ajude a elevar o nível do futebol chinês.
"O Estádio Evergrande se tornará um novo marco da Arquitetura mundial, comparável à Ópera de Sydney e ao Burj Khalifa, em Dubai, ele será um símbolo importante do futebol chinês para o mundo", disse Xia.
"Esperamos que o estádio sedie a cerimônia de abertura da Copa da Ásia de 2023", acrescentou Xia.
Além do torneio continental, o estádio, com 168 camarotes VIP e 16 camarotes VVIP, poderia participar da recém-ampliada Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que ocorrerá na China no próximo ano. A FIFA decidiu adiar a competição em março devido ao surto de coronavírus e uma nova data será anunciada.
O Grupo Evergrande não apenas construirá o maior estádio de futebol do mundo para Guangzhou, mas o conglomerado imobiliário também anunciou planos de construir pelo menos mais duas arenas em outros lugares do país, com capacidade de pelo menos 80.000.
Ainda não foi decidido onde as arenas serão construídas, mas o Grupo Evergrande, que assumiu o clube em 2010, lançou seis projetos diferentes e pediu para que a população escolhesse dois.
Guangzhou Evergrande é uma das maiores equipes da Ásia. Desde que foi contratado pelo Grupo Evergrande em 2010, o time conquistou oito títulos da Super Liga Chinesa e duas Ligas Campeãs Asiáticas. O clube joga no Estádio Tianhe, de propriedade da cidade, com uma capacidade de 58.500, e atrai um público médio de pouco menos de 46.000.
O estádio foi proposto pelo presidente do Grupo Evergrande, Jiayin Xu, e finalizado pela Gensler e por Hasan A. Syed. O design do estádio, inspirado em uma flor de lótus, representa o apelido de Guangzhou, conhecida como a "Cidade das Flores".
(Foto Getty Images)
Embora tenha recebido críticas generalizadas da comunidade arquitetônica chinesa por materializar o gosto desatualizado de clientes de alto perfil, grande parte do público também expressou seu apoio, elogiando sua representação da cultura chinesa.
A construção já começou e está prevista para ser concluída até o final de 2022.