O escritório Zaha Hadid Architects foi atingido por hackers, que invadiram os servidores da empresa e roubaram informações confidenciais na semana passada.
A empresa de Londres, fundada pela falecida arquiteta Zaha Hadid, denunciou o crime cibernético à polícia no último dia 21 de Abril, depois de descobrir mensagens em seus servidores exigindo dinheiro em troca da devolução dos dados roubados, informa o Architect's Journal. O ataque de Ransomware também deixou a equipe temporariamente bloqueada de usar o servidor da empresa.
"Trabalhamos imediatamente para proteger nossa rede e denunciamos o incidente às autoridades", disse um porta-voz da empresa à Artnet News por e-mail. "Com o mínimo de interrupções no trabalho de nossas equipes, continuamos a investigar qualquer roubo de dados criminais com especialistas em computação", concluiu.
(Foto Getty Images)
A empresa estava mais vulnerável a crimes cibernéticos do que o habitual, já que toda a sua equipe de 348 funcionários está atualmente trabalhando em casa, acessando suas redes remotamente.
Felizmente, a violação de segurança foi menos grave do que poderia ter sido, pois os dados roubados haviam sido previamente salvos em backup. A empresa conseguiu alterar suas senhas e pediu a ajuda de uma equipe forense cibernética para investigar.
"Informamos o Gabinete do Comissário da Informação e a Fraude de Ação e cooperaremos totalmente com qualquer investigação. Também estamos notificando aqueles que podem ser potencialmente afetados", afirmou o porta-voz. "Não podemos comentar mais até que a investigação completa por especialistas forenses em segurança cibernética seja concluída".
A empresa também emitiu um aviso para outras empresas que trabalham atualmente remotamente. "Os criminosos cibernéticos [estão] prontos para explorar a situação", alertou o porta-voz. "Aconselhamos vivamente a comunidade arquitetônica a ser extremamente cautelosa".
Os próximos projetos do escritório Zaha Hadid Architects incluem o complexo tecnológico na Ilha Unicórnio de Chengdu, na China; uma nova sede em Shenzhen também na China, para a OPPO; e a torre residencial do One Thousand Museum, um prédio de apartamentos em Miami próximo ao Perez Art Museum Miami.
Não está claro quantos dados foram roubados no ataque cibernético, mas a ZHA disse que todos os dados foram copiados e - depois de alterar suas senhas - a equipe conseguiu continuar trabalhando normalmente.
O Ransomware infecta um dispositivo e exige pagamento de seu proprietário, ameaçando bloquear o acesso aos dados ou publicá-los online.
Esse tipo de crime cibernético está aumentando, de acordo com o National Cyber Security Centre (NCSC) do Reino Unido. Em 2017, um ciberataque mundial usando um malware chamado WannaCry infectou 200.000 computadores. Na ocasião o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido foi parcialmente afetado.
O NCSC aconselha melhorar a segurança criando senhas fortes, usando software de autenticação de dois fatores e atualizar regularmente os sistemas operacionais.