A Controversa história do Adidas Ultraboost Black History Month 2019

A Controversa história do Adidas Ultraboost Black History Month 2019

Por Rodrigo Dhakor

As coleções que homenageiam o Mês da História Negra americana das principais marcas esportivas, tornaram-se bastante comuns nos últimos anos em torno das celebrações do All-Star Game da NBA.

As grandes marcas e patrocinadoras lançam uma série de artigos de vestuário e modelos de tênis para celebrar a cultura negra no mês de fevereiro. E um desses lançamentos, que seria feito pela Adidas foi retirado da coleção em meio a uma situação negativa. 

O modelo do tênis que causou todo o ''desconforto'' foi apelidado de Ultraboost Uncaged "Celebrating Black Culture", e apresentava um cabedal todo branco creme, desprovido de qualquer uma das cores e padrões usuais geralmente vistos em muitos lançamentos de produtos do "Black History Month". Seus únicos detalhes visivelmente em outra cor eram os ilhós vermelhos, pretos e roxos e as iniciais "CBC" na palmilha que significando "Celebrating Black Culture". 

(Fotos Adidas)

Quando as imagens do tênis surgiram no mês passado, os usuários de mídias sociais expressaram diversas opiniões sobre como a paleta de cor escolhida representava o tema, onde na maioria das vezes os tênis são pretos com desenhos em laranja ou roxo, ''ecoando'' como as cores dos salões de Jazz, importantes para a lembrança da história.

(Fotos retirada do Twitter)

Em um dos comentários, um usuário do Twitter expressou sua "indignação": "Cultura Negra" hein? Explique onde a cultura do negro / africano é representada em um tênis todo branco? Eu preciso de respostas. 

Após várias reações, a Adidas decidiu remover o modelo da coleção "Black History Month" deste ano, por meio do comunicado:

"A Adidas lançou uma nova coleção em comemoração ao Mês da História Negra, com desenhos inspirados no Harlem Renaissance. Ela inclui calçados e roupas em várias categorias. Para os últimos estágios do processo de design, adicionamos um tênis de corrida à coleção, e mais tarde notamos que o sentido não refletia o espírito ou a filosofia na qual a Adidas acredita que devemos reconhecer e honrar no Mês da História Negra. Após cuidadosa consideração, decidimos retirar o produto da coleção. "

(Imagem Adidas)

Com a saída do tênis, o pack da coleção ficou composto por três tênis, um par de Ultraboost, um do Harden Vol. 3 e outro do Dame 5, cada um ostentando colorway inspirada no Harlem Renaissance. Os cabedais são preto e acentuados por toques de roxo e vermelho.

(Foto Adidas)

Junto com os tênis a Adidas também lançou, equipando equipes masculina e feminina do basquete universitário, uniformes especiais inspirados nos salões de baile das equipes locais durante o Harlem Renaissance: Arizona State University, Rutgers University, North Carolina State University, University of Miami, Mississippi State University, University of Louisville, University of Kansas, Indiana University, University of Nebraska-Lincoln, Texas A&M University e Georgia Tech ganharam uniformes com inspirações nos pisos de madeira e tecidos usados ​​na década de 1920. Detalhes ainda contam com a palavra "Ballroom" costurado no cós interno dos shorts e o mesmo patch "CBC" usado no calçado. 

(Foto Adidas)

Todo o pack “Black History Month” dos sneakers e a coleção inteira de uniformes foram lançados no dia 5 de fevereiro nos Estados Unidos e serão comercializados no e-commerce da Adidas americana.

Ainda não há informações sobre o lançamento de algum item da coleção no Brasil.

Acompanhe nosso Instagram e nossas redes sociais para mais informações e atualizações sobre esse e outros lançamentos.