Adidas anuncia fase 2 do projeto Futurecraft.Loop

Adidas anuncia fase 2 do projeto Futurecraft.Loop

Por RODRIGO DHAKOR

Por Rodrigo Dhakor

Um dos lançamentos de produtos mais inovadores da história recente da Adidas foi o programa Futurecraft.Loop, primeiro de economia circular totalmente reciclável do mundo.

O tênis Loop Gen 1 foi lançado em abril deste ano e entregue em uma etapa chamada de Fase 1 para 200 testadores de todo o mundo, que devolveram os calçados em Maio à Adidas para iniciar o processo de reciclagem. A Adidas então pegou os tênis, reciclou e utilizou todo o material e partes de TPU (Poliuretano Termoplástico) como componentes na concepção de um outro tênis, que fora enviado de volta aos mesmos 200 criadores, como Fase 2 do programa beta de testes.

(Fotos Adidas)

Quase oito meses após o lançamento do projeto, a Adidas revelou detalhes dos tênis feitos com o lote reaproveitado da Fase 1 para a Fase 2. Embora a Adidas tenha feito alguns avanços, ainda resta muito trabalho a ser feito - atualmente, apenas de 5 a 10% dos calçados da Fase 2 são feitos de material reciclado. 

Os tênis de corrida que conseguem o feito 100% reciclável, são compostos (como citado acima) por TPU virgem e componentes feitos com material reciclado da Fase 1. O modelo possui um cabedal azul desbotado, pois a Adidas ainda está introduzindo cores na etapa de exploração, no objetivo de ver como o material evolui durante o processo de reciclagem. 

(Fotos Adidas)

Fase 2 é um marco e prova a conquista do conceito em sua fase experimental, pois a marca continua aprendendo muito sobre reciclagem de calçados. David Quass, diretor de estratégia de modelos de negócios da Adidas, disse: "Estou na Adidas há um tempo e adoro a marca. Imaginar o 'Distintivo do Esporte' decaindo em aterros sanitários não me faz bem. Como consumidores, todos gostamos de comprar coisas, mas algumas das consequências do consumo no planeta são devastadoras"

 

O projeto envolveu uma abordagem multidisciplinar entre designers, cientistas de materiais e estrategistas. Paul Smith, diretor sênior de inovação em calçados, disse: "Minha equipe conduziu os esforços de pesquisa e desenvolvimento em design, ciência do esporte, engenharia e inovação tecnológica para dar vida ao conceito do Futurecraft.Loop. Continuaremos os fluxos de trabalho de pesquisa e desenvolvimento para perseguir nosso objetivo de acabar com o lixo plástico. Futurecraft.Loop é algo muito maior do que apenas o lançamento de outro produto. Ele tem o potencial de mudar a maneira como nossa indústria lida com o problema dos resíduos de plástico e também pode criar um caminho para outros seguirem".

A equipe espera que seu trabalho inspire outras marcas a tomar medidas para encontrar seu próprio caminho. "Falamos de circularidade, mas estamos apenas no começo. Cada iniciativa ajuda a nos aproximar um pouco do objetivo final. As marcas podem usar sua influência para definir o tom, e os parceiros podem ajudar a transformar nossas ambições em realidade. Acredito que o fim do uso não deve significar o fim da vida útil de um produto - mas como podemos garantir isso? A jornada em que estamos é uma mudança de paradigma e não é fácil" , disse Amanda Verbeck, desenvolvedora de calçados.

Com uma aparência, unidade de amortecimento e uma construção não tão diferentes do popular UltraBoost , a série de calçados Futurecraft Loop. ainda será testada mais uma vez antes de ser triturada e retrabalhada novamente. 

O objetivo final do projeto é dispor de versões GR do modelo 100% reciclável ao mercado, mas essa tecnologia ainda precisa de ajustes para ser comercializada em massa.

Se tudo ocorrer como o planejado a tecnologia poderá ser lançada mundialmente em meados do período americano primavera-verão 2021, mas tudo ainda pode acontecer no modo de reinventar o ciclo de vida de um calçado esportivo.


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