Por Rodrigo Dhakor
De acordo com a Forbes, a Adidas AG está superando a Nike, Inc. em Wall Street. Nos últimos doze meses, as ações da Adidas subiram 56,50%, enquanto as da Nike subiram 33,66%.
Em 2019, a fabricante de roupas esportivas alemã registrou ganhos e receitas recordes, impulsionados por fortes ganhos em todos os segmentos de mercado. Especialmente nos mercados emergentes, um aumento de 14%, Rússia / CEI, um aumento de 3%, e América do Norte, um aumento de 10%, e na Grande China, um aumento de 11%.
(Foto KOYFIN)
Embora a Nike ainda seja a líder do setor em termos de vendas, a Adidas é a mais lucrativa, com uma margem de lucro bruta próxima a 52,08%, comparado a 44,70% para a Nike.
O forte desempenho financeiro da Adidas foi impulsionado por vários fatores, como o acúmulo de um amplo portfólio de marcas, incluindo Adidas, Reebok e Runtastic.
Depois, há inovação, popularidade e experiência de compra digital, de acordo com Jesse Cohen, analista da plataforma de mercados financeiros Investing.com. "A inovação contínua de produtos, a popularidade da moda entre os millennials e uma ótima experiência digital comprando através do seu aplicativo SNKRS fazem da Nike uma boa aposta daqui para frente", diz ele.
"Baseado nisso, enquanto a Nike é a verdadeira líder em seu campo, a Adidas parece estar diminuindo a diferença", finaliza.
A segmentação de consumidores mais jovens ajuda a Adidas a criar campanhas instantâneas de vendas para novos produtos. Como a campanha do NMD R1, que vendeu 400.000 pares somente no dia do lançamento, e do Ultraboost, que vendeu 11.000 pares na primeira hora.
Além do burburinho do marketing de novos produtos, estão as maneiras inovadoras da Adidas de fabricar seus produtos, que ajudaram a empresa a alcançar os índices Dow Jones de Sustentabilidade pelo 20º ano.
(Foto Business)
Um desses produtos foi o FUTURECRAFT.LOOP, um tênis de corrida com desempenho 100% reciclável que pode ser devolvido à Adidas, decomposto e reutilizado na produção de sapatos novos.
Depois, há o Adidas Yoga Collection, que é produzido com plástico oceânico reciclado. E os tênis AlphaEdge 4D, que são produzidos com o uso de luz e oxigênio através de um processo chamado Digital Light Synthesis.
Mas há mais um fator que gira e amplia o burburinho dos produtos da Adidas. Colaborações de alto nível e parcerias com celebridades e empresas como Pharell Williams, Run DMC, Kanye West, Bape e Beyonce.
Em um padrão diferente, a Nike vem realizando suas campanhas, tendo seguidores próprios entre os consumidores mais jovens. Mas, neste momento, a Adidas está com a vantagem em todo o mundo.