Por Rodrigo Dhakor
A Adidas está indo além dos limites da Terra e olhando para as estrelas para ultrapassar os limites da inovação ao anunciar e lançar uma parceria que durará vários anos com o Laboratório Nacional da Estação Espacial Internacional (ISS).
"A parceria foi formada devido ao foco compartilhado em inovação entre a Adidas e o ISS US National Lab e nossa dedicação conjunta à criação é um código aberto", disse James Carnes, vice-presidente de estratégia de marca global da Adidas.
As conversas iniciais levaram à ideia de maximizar as características únicas de laboratório da Estação Espacial Internacional, como a microgravidade, para pesquisas de produtos com nossa experiência em desempenho humano para atletas.
A primeira fase da parceria se concentrará na inovação de produtos testando produtos em microgravidade. Microgravidade é a condição na qual pessoas ou objetos parecem não ter peso, de acordo com a NASA.
(Foto Adidas)
A Adidas entregou bolas de futebol para a ISS durante uma missão de carga no início deste ano, a fim de realizar experimentos na tentativa de ampliar o entendimento das características de voo além da Terra.
"As condições únicas do espaço fornecem o ambiente ideal para descobrir o desconhecido", disse Christine Kretz, vice-presidente de Programas e Parcerias do Laboratório Nacional da Estação Espacial Internacional dos EUA.
Por exemplo, a microgravidade é a única condição na qual podemos observar experimentos específicos, como o comportamento de uma bola de futebol girando sem interromper o fluxo de ar e apoios externos mantendo-a no lugar. O controle de certas variáveis nos permite realizar testes e coletar insights que não são é possível na Terra.
(Foto Adidas)
A Adidas será a primeira marca a testar melhorias em calçado no espaço. A empresa planeja testar sua tecnologia Boost, espuma usada para amortecer alguns de seus mais populares e confortáveis calçados, sem a distração da gravidade. Isso pode influenciar o desempenho e o conforto dos modelos existentes, enquanto abre caminho para a inovação de novos produtos.
Carnes diz que a Adidas espera "ser pioneira em uma abordagem totalmente nova da sustentabilidade que só pode acontecer em condições em que cada grama de material precise ser contabilizada, reutilizada ou reaproveitada" e ainda frisa que "Na Adidas, acreditamos que através do esporte temos o poder de mudar vidas e queremos aprender a tornar o esporte acessível a todos, aonde quer que a humanidade vá - Terra, espaço e além".