Adidas processa Nike por violação em 9 patentes

Adidas processa Nike por violação em 9 patentes

Adidas entrou com um processo de ação contra a Nike alegando violação de nove patentes.

De acordo com o processo, aberto na sexta-feira, a Adidas acredita que a Nike está infringindo nove de suas patentes, incluindo aquelas relacionadas ao tênis Adidas_1 e seu aplicativo Confirmed.

A Adidas tem como alvo a tecnologia Adapt da Nike, o sistema "inteligente" que habilitada eletronicamente o ajuste de aperto e que personaliza o tênis ao pé do usuário. 

A Nike explorou pela primeira vez os tênis com amarração automática por meio da Mag inspirada no filme "De Volta Para o Futuro" em 2016. O sistema Adapt, mais refinado, fez sua estreia pela marca em 2019. 

A Adidas afirma que o Adapt infringe o sistema utilizado na silhueta Adidas_1, primeiro tênis que “ofereceu ajuste automático e conforto enquanto o tênis era usado”. O Adidas_1 foi anunciado em 2004 e lançado em 2005.

Tênis Adidas 1 Smart 2005

(Adidas_1 - Foto: Olag Wagner / Getty Images)

Outro elemento do processo são os respectivos aplicativos, Adidas Confirmed e Nike SNKRS. A Adidas acredita que a versão da Nike também infringe sua patente. 

O Confirmed foi lançado em fevereiro de 2015, apontado como uma ferramenta que tornaria a compra de produtos exclusivos mais fácil e justa para todos os usuários. Alguns dias depois, a Nike seguiu com um anúncio semelhante e lançou o aplicativo SNKRS. Na ocasião, a marca do Swoosh primeiro lançou o app em uma versão protegida por senha e posteriormente fez o lançamento global em maio de 2015.

Adidas Confirmado e Nike SNKRS

 

(Aplicativos Adidas Confirmed e Nike SNKRS - Foto: Reprodução)

“A Adidas é líder em tecnologia móvel há muito tempo, incluindo tecnologia relacionada a compras”, afirma o processo. “A Adidas foi a primeira do setor a trazer de forma abrangente a análise de dados para os atletas”.

A Adidas está buscando “indenizações em quantia suficiente para compensar a Adidas pela infração do réu”, bem como uma liminar permanente contra a Nike que impediria a empresa de infringir ainda mais outras de suas patentes.

Essa é a primeira vez que a Adidas representa contra a Nike em um tribunal federal. Em dezembro do ano passado, a Nike apresentou um processo alegando que 49 tênis da Adidas, feitos com a tecnologia Primeknit, infringem sua patente do recurso Flyknit.