Air Yeezy 1 de Kanye West é vendido por mais de R$ 10 milhões

Air Yeezy 1 de Kanye West é vendido por mais de R$ 10 milhões

O par do Nike Air Yeezy 1 usado por Kanye West , que todos previam um recorde na venda em torno de U$ 1 milhão, foi comprado por U$ 1,8 milhão em uma plataforma de investimentos especializada, o triplo do recorde anterior, anunciou nesta segunda-feira (26) a Sotheby's, que organizou a venda.

O recorde para um par de tênis esportivo era ostentado até agora pelo Air Jordan 1, que foi vendido por U$ 615.000 em um leilão da Christie's em meados de 2020.

Agora o recorde pertence ao tênis preto de Kanye West. O modelo exclusivo foi o primeiro par do modelo Yeezy apresentado publicamente, na cerimônia do prêmio Grammy 2008. Na época, era um protótipo e o modelo que foi desenvolvido depois foi colocado à venda em Abril de 2009.

(Fotos: Sotheby's)

O recorde é um novo sinal da vitalidade desse mercado, que há 10 anos era apenas um nicho e agora interessa crescentemente o grande público e também colecionadores de primeiro nível.

Segundo analistas da empresa financeira Cowen, o mercado de venda de tênis colecionáveis poderia representar 30 bilhões de dólares no mundo até 2030. 

O Yeezy foi comprado pela Rares, uma plataforma lançada no final de Março pelo ex-jogador de futebol americano Gerome Sapp. A plataforma permite aos usuários investirem em tênis muito raros, que não poderiam ser comprados por qualquer um devido ao elevado preço.

Mediante este processo, a Rares adquire um par de tênis colecionável e depois realiza uma espécie de introdução na bolsa de valores da plataforma. Cada indivíduo pode, então, comprar ações desse par, como se fosse uma empresa listada no mercado de valores.

Depois, é possível revender ações dos tênis na plataforma. O preço varia como na bolsa, dependendo da oferta e da demanda.

Para esta venda, a Sotheby's estabeleceu um contato direto entre o comprador e o vendedor, o colecionador Ryan Chang.

Para Brahm Wachter, responsável na Sotheby's, o preço alcançado "mostra que Kanye (West) é um dos designers mais influentes da nossa época".