Como o eBay está melhorando seu sistema de revenda de tênis

Como o eBay está melhorando seu sistema de revenda de tênis

Por RODRIGO DHAKOR

Se você, antigamente, navegava pela internet para vender ou encontrar um par de tênis raros em meados do final dos anos 90 - início dos anos 2000, provavelmente fez isso por meio do eBay

Antes da existência das lojas de consignação e dos grupos / páginas de mídias sociais que movimentam hoje esse mercado, a plataforma era um dos poucos lugares no meio online onde os colecionadores conseguiam rastrear relíquias, pegar lançamentos ou revender os calçados.  

"Os tênis estão na raiz do eBay", diz Mark Flaa, GM norte-americano de tênis da empresa. "Éramos o mercado de OG preferido para muitas pessoas, mas em um mercado de constante mudança, tivemos que aprimorar nosso foco para reafirmar nosso lugar na indústria".

Não só a forte concorrência de outras plataformas de vendas online entrou no território, mas é que nem sempre foi fácil comprar e vender tênis nos últimos 25 anos. Qualquer sneakerhead que usou o eBay está familiarizado com algumas das histórias: - compradores que levaram tênis falsos, vendedores sendo enganados nos pagamentos e a quantidade de pesquisa que um cliente precisa fazer para encontrar uma negociação de confiança.

Garantia de autenticidade 1 dos tênis Ebay
(Foto eBay)

Recentemente, o eBay está procurando tornar os negócios mais fáceis para os revendedores e aumentar as transações de tênis no site lançando algumas novas iniciativas. A empresa lançou a autenticação de tênis em Outubro, essa onde os revendedores enviam seus itens vendidos a uma instalação de autenticação do eBay (operada por um autenticador terceirizado da Sneaker Con) antes de chegarem ao comprador.

"A demanda agora é alta, pois o mercado de tênis colecionáveis ​​continua a crescer a uma taxa exponencial", disse James Hendy, GM de autenticação do eBay. 

As vendas de silhuetas Air Jordan, em particular, dispararam na plataforma após o documentário The Last Dance da ESPN lançado este ano. "Para termos uma proposta de valor clara, precisamos ter autenticação".

Embora outras plataformas online específicas para tênis tenham sido lançadas nos últimos cinco anos, o eBay ainda é um dos maiores para negociar tênis hoje, com mais de meio milhão de anúncios por dia. Um tênis é vendido no eBay a cada 1,5 segundos. E quase 6 milhões de tênis foram vendidos na América do Norte no eBay somente em 2019.

Flaa diz que a principal diferença entre o eBay e seus concorrentes no mercado de tênis é que o eBay permite que os revendedores aumentem sua base de clientes. 

"Em comparação com outras plataformas, permitimos que você construa uma marca", disse Flaa. 

Garantia de autenticidade 2 dos tênis Ebay
(Foto eBay)

Embora esse programa de autenticação possa parecer muito semelhante ao de seus concorrentes do mercado de tênis, ainda assim existem nuances diferentes. Por um lado, a autenticação não é algo que serve para todos, uma vez que as transações no eBay variam de DS a usados. As vendas também podem incluir samples ou originais antigos dos anos 80. 

"Não estamos apenas autenticando o produto em si, estamos verificando se o tênis é exatamente o que o vendedor disse que estão vendendo", disse Flaa. 

Os benefícios para os vendedores têm sido o foco principal. A plataforma também removeu as taxas de vendedor para os modelos que forem vendidos acima de U$ 100. Os vendedores que usam o sistema de pagamento gerenciado pelo eBay também não precisam pagar nenhuma taxa de processamento de pagamento.

O eBay pode estar oferecendo aos compradores de tênis uma tranquilidade ao não serem enganados por silhuetas falsificadas, mas a Garantia de Autenticidade também protege os vendedores. O programa permite aos revendedores ter a opção de não aceitar devoluções e, se isso acontecer, o comprador deve enviar o item de volta por meio de autenticação, de modo  a certificar de que o item que está devolvendo não está danificado ou gasto e ainda é o mesmo item. 

A garantia de autenticidade do eBay está disponível atualmente apenas para Air Jordans e Yeezys vendidos acima de U$ 150, mas será expandida para todas as vendas de tênis colecionáveis ​​novos e usados ​​acima de U$ 100 no início de 2021. A equipe de autenticação da Sneaker Con atualmente tem uma equipe de quase 80 pessoas, com planos de expansão à medida que o volume de demanda aumenta. A empresa também pretende abrir uma instalação física de autenticação na Costa Oeste no próximo ano.

A autenticação pode ser um novo território para o eBay, mas é algo em que a empresa está totalmente "treinada", especialmente quando se trata de tênis. A próxima fase do processo será procurar maneiras de agilizar o envio de tênis e encontrar maneiras de tornar os itens extremamente identificados pela Garantia de Autenticidade para os usuários.

"Estamos comprometidos com isso. É uma evolução do negócio", diz Flaa. "Nosso lugar é na interseção dessa cultura, da comunidade em geral e no comércio", finaliza.


✔️ Produto adicionado com sucesso.