Confira detalhes e fotos exclusivas da exposição de Virgil Abloh no MCA em Chicago

Confira detalhes e fotos exclusivas da exposição de Virgil Abloh no MCA em Chicago

Por Rodrigo Dhakor

A exposição “Figures of Speech” ou "Figuras de Discurso" de Virgil Abloh, que acontece no MCA, Museu de Arte Contemporânea de Chicago é uma grande oportunidade para quem quer conhecer mais sobre o designer de 38 anos, nascido em Illinois, e que cria conteúdo para a moda, projeta objetos, móveis, calçados,  trabalhos gráficos, pintura, escultura e fotografia nos últimos 20 anos.

Abloh teve seu nome bem "difundido" depois de trabalhar na direção criativa da empresa Donda de Kanye West, onde colaborou com o músico em capas de discos, projetos de shows e merchandising.  

Michael Darling, curador-chefe do MCA, se interessou pelo trabalho de Abloh em 2016 e, depois que os dois começaram a conversar, ficou claro que "algo multidisciplinar" seria um ótimo veículo para apresentar o trabalho do artista e designer

"Eu senti que o público precisava saber mais sobre esse artista e o porque dele ser importante", diz Darling. 
"Há tantas idéias embutidas em seu trabalho e tal ambição lá. Seu trabalho parece falar com pessoas de todos os tipos e diferentes grupos de interesse ". Ressalta.

Toda a exposição com detalhes retrospectivos, foi projetada por Samir Bantal, diretor do Office Metropolitan Architecture - OMA, e foi dividida em sete partes: "Early Work", "Fashion", "Music", "Intermezzo", "Black Gaze", "Design" e "The End".

Enquanto cursava mestrado em arquitetura pelo Instituto de Tecnologia de Illinois no início dos anos 2000, Abloh admirava a empresa liderada por Rem Koolhaas, e como eles do OMA pensavam além do previsível e mudaram a paisagem cultural. Isso meio que despertou em Abloh a importância de organizar seu trabalho de uma forma que o mundo dos museus pudesse entender sua prática. 

Uma das salas mais emblemáticas da exposição do museu apresenta uma mostra com dezenas de amostras da collab Off-White x Nike que nunca viram a luz do dia. Entre os modelos expostos os destaques ficam por conta de um modelo Nike Air Jordan 1 branco e amarelo e uma interação com atributos de Virgil no Air Jordan 4 “Bred”.

Colaboração, inclusão e diálogo fazem parte do processo de criação de Abloh. Estivemos no MCA para conferir "Figures of Speech" e, além disso, retratamos alguns dos detalhes exclusivos de toda exposição.

Confira a sessão de fotos:

(Fotos Paulo Pellon)