Conheça o plano para reduzir, reutilizar e renovar da Converse

Conheça o plano para reduzir, reutilizar e renovar da Converse

Por Rodrigo Dhakor

Programas de reciclagem tendem a se concentrar em produtos facilmente recicláveis ​​como alumínio, vidro, papel, papelão e outras resinas plásticas. No entanto, a remoção de itens comuns, ainda que atípicos, do fluxo de resíduos municipais para reciclagem, costuma depender de programas especiais lançados por entidades corporativas e instituições ávidas em reduzir seu impacto ambiental. 

Um desses programas é o Converse Renew, adotado pela Converse e que acaba de anunciar uma nova maneira de ajudar o planeta com três iniciativas: reduzir, reutilizar e renovar.

(Foto Converse)

Renew é uma nova oferta ecológica com uma série de características benéficas e uma grande capacidade de reciclar o PET (composição da maioria das garrafas plásticas), o algodão, alguns tecidos descartados, e transformá-los em novas utilidades. 

A iniciativa de sustentabilidade Converse Renew se encarregada de fornecer soluções criativas para o produto produzido em excesso e trazer menos desperdício para os processos da marca . Mais 3/4 dos 8,3 bilhões de toneladas viram resíduos pós-consumo, contribuindo para o aumento de níveis preocupantes em relação a poluição dos rios, mares e oceanos. E para travar esse futuro informal na indústria dos calçados, a iniciativa Converse Renew está introduzindo três processos que reciclam lonas de algodão, tecidos e PET , os transformando em novos tênis. 

(Fotos Converse)

A técnica criará o emprego do reúso e a utilização de materiais batizados como  “Renew Canvas”, “Renew Denim” e “Renew Cotton”, no desenvolvimento do cabedal da silhueta Chuck 70 e do modelo Chuck Taylor All Star, mantendo a mesma qualidade dos modelos não recicláveis e utilizando a abordagem “a vida é muito curta para desperdiçar”.

Os Modelos feitos de 100% de poliéster reciclado, Chuck 70 “Renew Canvas”Chuck Taylor All Star “Renew Canvas” serão lançados internacionalmente no dia 5 de julho.

(Foto Converse)

Os modelos do Chuck 70 “Renew Denim”, que levam tecidos reciclados, devem ser lançados no mês de agosto.

(Foto Converse)

E os modelos que levam a mistura 40% de algodão reciclado com poliéster, da linha "Renew Cotton”, deverão ser lançados em 2020.

(Foto Converse)

Até o fechamento (02) não há informações sobre preços e nem mesmo detalhes sobre a chegada dos modelos ao Brasil.